"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Oficina de Kintsugi

Prática milenar de restauro com pó de ouro, o kintsugi celebra a beleza do transitório e do imperfeito. Uma técnica e filosofia estética para aplicar às suas peças de cerâmica.

5 Abr 2025  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

O Kintsugi é uma arte de restauro japonês com mais de mil anos, segundo a qual os artesãos reparam peças de cerâmica com pó de ouro. Não se pretende tapar as imperfeições, mas sim realçá-las, uma vez que fazem parte da vida da peça. Assim, a peça é consertada, evidenciando as linhas de quebra a ouro. As imperfeições ganham uma nova história que deve ser vista e apreciada através das linhas delicadas e embelezadas. Nesta oficina, os participantes podem trazer uma ou duas peças em cerâmica que lhes sejam especiais e que gostassem de ver restauradas.

Inicialmente faz-se uma abordagem teórica à técnica, seguindo-se a parte prática. Os trabalhos não serão realizados com pó de ouro, mas sim materiais alternativos dourados de modo a tornar o processo menos tóxico, mais acessível e célere.

PROGRAMA

  • Sensibilizar os participantes para a temática do Kintsugi
  • Promover o contacto direto com peças de cerâmica
  • Manipulação de diferentes materiais e técnicas
  • Dominar novos conceitos

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde se tornaram professores. Dedicam-se a criar e a expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura, e da ilustracão, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente, publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan, Austrália e Japão.

Horas 10.00 às 13.00
Público-alvo M/16 anos [idade indicativa]
Participantes Máx. 15
Preço €45 [materiais incluídos]
Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
105,225,271