Exposições
Fotografia e Território | Elisa Freitas & Emanuel Constantino
A Galeria da Estação - Encontros da Imagem tem o prazer de continuar a colaboração com o CEFT - Centro de Estudos em Fotografia de Tomar e com o IMAGO LISBOA. A 2º Open Call anual Fotografia e Território resultou num primeiro lugar partilhado pelos fotógrafos Elisa Freitas e Emanuel Constantino.

8 Mar a 26 Abr 2025
do Mar, de Elisa Freitas, debruça-se sobre as alterações significativas em São Bartolomeu do Mar causadas pela erosão costeira. No seu trabalho, Freitas ilustra como as alterações causadas pelo avanço do mar afetam não só a paisagem, mas também a comunidade local. A ligação pessoal da artista à zona, o forte estilo visual documental e a enorme diferença entre a imagem de arquivo e a paisagem contemporânea criam relações impressionantes.
No outro lado da moeda, Emanuel Constantino teceu uma teia visual que combina habilmente mito e história. Em “(...) se elas houverem, a gente vai tirá-las” Constantino mistura as suas próprias imagens tiradas nos arredores do Rio Ave e do Rio Vizela com fotografias de arquivo, recortes de jornais e imagens da Alemanha nazi. Em Portugal, o crescimento industrial dos anos 90 levou a questões sobre o bem-estar ambiental, que absorveram influências da visão desconfiada deixada pela Guerra Fria. O trabalho de Constantino é um desafio impressionante à literacia dos media e ao pensamento independente do espectador.