"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Escola das Artes recebe no mês de março Frederico Pereira, Marco Martins e Beatriz Batarda, Arianna Casellas e Kauê

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa anuncia um conjunto de eventos imperdíveis para o mês de março, no âmbito do programa “O Estrangeiro”, com conferências e um concerto que prometem trazer perspetivas enriquecedoras sobre arte, cinema e música contemporânea.

6 Mar a 28 Mar 2025

Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto
Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto
Preço
Entrada livre
As sessões terão lugar no Católica Art Center, proporcionando um espaço de diálogo e partilha com artistas e académicos de renome. Estão confirmadas as presenças do escritor e ensaísta Frederico Pereira, do realizador Marco Martins e da atriz Beatriz Batarda, bem como dos músicos Arianna Casellas e Kauê. A 28 de março, às 18h30, será inaugurada a exposição “Depth of Field” de Mónica de Miranda.

A 6 de março, às 18h30, o escritor Frederico Pedreira, que venceu o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio (2016) e o Prémio Autores SPA para Melhor Livro de Poesia (2022) com Coração Lento, protagoniza uma conferência, intitulada Caros Desconhecidos onde abordará temas da sua obra e reflexões sobre literatura contemporânea.

A 20 de março, às 18h30, o realizador Marco Martins e a atriz Beatriz Batarda juntam-se para Arena, uma conversa sobre cinema, teatro e os desafios da criação artística. Em discussão estarão as suas criações conjuntas, incluindo o último filme do Marco Martins, “Great Yarmouth: Provisional Figures”, onde Beatriz Batarda é a atriz principal. Dois momentos que vão decorrer no Auditório Ilídio Pinho, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

A Black Box da Escola das Artes será palco do "EA Dashed Concert" no dia 27 de março, pelas 18h30. A venezuelana Arianna Casellas e o brasileiro Kauê, uma dupla de músicos que já lançou dois discos (em 2024 “Suenam las Campanas”), vão dar um espetáculo musical que vai permitir explorar sonoridades inovadoras e experimentais.

No dia 28 de março, às 18h30, será inaugurada a exposição “Depth of Field” de Mónica de Miranda.

Estes eventos inserem-se no compromisso contínuo da Escola das Artes em promover o pensamento crítico e o cruzamento de disciplinas artísticas, proporcionando ao público e à comunidade académica um espaço de debate e fruição cultural. Com curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas, José Alberto Gomes e Nuno Crespo, o programa “O Estrangeiro” convida artistas, pensadores e público em geral para uma reflexão profunda sobre a questão do estrangeiro ao longo de um semestre.

O Programa “O Estrangeiro”, organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, decorre entre 20 de fevereiro e 29 de maio de 2025, no Católica Art Center que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea. A entrada é livre, mas sujeita a limitação da sala.

Mais informações detalhadas sobre programa AQUI.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a sessão de abertura do ANIMAR

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, temos o prazer de oferecer 10 convites duplos para a sessão de abertura do ANIMAR, que conta com a apresentação do filme "Flow - À Deriva". Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "SIGA A BANDA!"

Em parceria com a Alambique Filmes, temos o prazer de oferecer convites duplos para a antestreia desta inteligente, comovente e divertida comédia francesa, que terá lugar no próximo dia 11 de março (terça-feira), em Gaia e Lisboa. Participe e... boa sorte!

Visitas
103,764,367