Literatura
Casa Abierta | Jam literária em espanhol
No próximo 19 de março, às 19h, a PenhaSco Arte Cooperativa acolhe uma jam literária em espanhol organizada pela oficina de escrita Segunda Casa. O evento, intitulado Casa Abierta, reúne imigrantes de língua espanhola em Lisboa e pessoas interessadas na língua e cultura hispânicas.

19 Mar 2025 | 19h00
Como o nome sugere, a jam literária pretende promover a interação e o intercâmbio entre escritores e público, estimulando a criatividade coletiva. Além disso, Casa Abierta visa fortalecer os laços entre os membros da comunidade hispanofalante em Lisboa, um grupo em constante crescimento com reduzida oferta cultural na língua materna.
O evento, cujo tema é “o íntimo”, começa com a partilha de textos pelos membros da oficina de escrita da Segunda Casa, escritores emergentes de diferentes nacionalidades e percursos. Os textos são uma seleção de trabalhos, produzidos durante o curso, que melhor refletem as suas vozes.
Após a leitura, o evento transforma-se numa sessão improvisada de escrita ao vivo, na qual o público pode participar ativamente, contribuindo para o desenvolvimento de textos em tempo real. Este formato, criado por Adrián Haidukowski (Argentina) em 2007, tem-se estendido recentemente por outros países, ganhando destaque nas artes literárias contemporâneas.
Para concluir, a cantora e compositora espanhola Betina, membro do duo La Bagunza, faz uma atuação ao vivo, encerrando o evento com um concerto a solo. Com o rock e o jazz como principais influências, Betina lançou o álbum “Solonli” em 2023, acompanhada pelo produtor espanhol LADR.
O evento destina-se a todos os interessados em literatura e criação artística, independentemente da sua experiência anterior. Os bilhetes estão disponíveis para pré-venda e podem ser adquiridos através do seguinte formulário: https://bit.ly/casaabierta-reservas.
Segunda Casa é uma oficina de escrita em espanhol, sediada em Lisboa e coordenada por Belén Zuazo, pedagoga argentina, e Sara Plaza, jornalista espanhola. Realiza-se todas as terças-feiras, às 19h, no Lugar Específico. No âmbito do seu papel de promotora da língua e da cultura hispânicas no território, organiza eventos literários de diferentes tipos.