Literatura
Encontros
"Toda a Gente Tem Um Plano" e passa pelo Porto de Encontro
Este domingo, Bruno Vieira Amaral apresenta o seu mais recente romance à conversa com Pedro Mexia e o jornalista Sérgio Almeida.

23 Fev 2025 | 17h00
No dia 23 de fevereiro (domingo), ficará evidente que Toda a Gente Tem Um Plano - o novo romance de Bruno Vieira Amaral será apresentado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, em mais uma sessão do Porto de Encontro - À conversa com escritores.
A partir das 17h, o público terá oportunidade de conhecer a história prodigiosa e trágica de Calita, um rapaz negro que tem um plano para a vida e o dom indesejado de estragar todas as possibilidades de felicidade.
Após um período de glória em que foi dançarino e DJ em Espanha, Calita regressa à margem sul de Lisboa, cenário que popula os romances de Bruno Vieira Amaral. Aí, as recordações de uma vida inteira misturam-se com a tragédia: não tem família, não tem amigos, não tem casa. Uma antiga vizinha acolhe-o e, aos poucos, o protagonista reconstrói a sua vida e procura cumprir o plano que traçou - até uma enorme quantidade de incidentes o devolver à estaca zero.
O novo livro do vencedor do Prémio Literário José Saramago em 2015 foi publicado pela Quetzal e será o mote para a conversa com Pedro Mexia e o jornalista Sérgio Almeida. As leituras estão a cargo de Ana Celeste Ferreira.
Bruno Vieira Amaral é romancista, crítico e colabora na revista Ler, no Expresso e na Rádio Observador. O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, foi distinguido com os prémios José Saramago, P.E.N., Fernando Namora e Time Out. Em 2016, foi nomeado uma das Dez Novas Vozes da Europa (Ten New Voices from Europe). O seu segundo romance, Hoje Estarás Comigo no Paraíso (2017), recebeu o prémio Tabula Rasa e o segundo lugar do Prémio Oceanos. Em 2018, foram reunidos os seus melhores textos dispersos no volume Manobras de Guerrilha e, em 2020, os contos de Uma Ida ao Motel receberam o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Seguiu-se O Segundo Coração, de 2022. A sua obra está traduzida em muitos países e em várias línguas.
Este ciclo de conversas promovido pela Porto Editora, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand, continuará a enriquecer o panorama cultural da cidade, proporcionando encontros memoráveis entre escritores e leitores.
A entrada no evento é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis. Mais informações em www.portoencontro.pt.