Exposições
Tesouro da Igreja de Nossa Senhora das Salas
Em 2024 assinalam-se 500 anos sobre a morte de Vasco da Gama. Entre diversas iniciativas que assinalam esta data, o Panteão Nacional, onde o Almirante se encontra homenageado sob a forma de cenotáfio, associa-se à Câmara Municipal de Sines (terra natal do almirante) para uma homenagem a esta personalidade da história de Portugal.

23 Jan a 27 Abr 2025
A igreja de Nossa Senhora das Salas, em Sines, desde a Idade Média sempre foi local de romaria ligado às gentes do mar. Vasco da Gama, logo que regressa da sua viagem marítima da India manda edificar uma igreja maior, que ainda hoje se conserva, com a sua pedra de armas e uma lápide, onde se elencam todos os títulos. Em Sines a população continuou a devoção mariana dos Gama, oferecendo peças que atualmente constituem o tesouro de Nossa Senhora das Salas.
Será este Tesouro que estará exposto no Coro Baixo do Panteão Nacional. Um espaço privilegiado, que abrirá ao público para esta ocasião, numa exposição que pretende apresentar a devoção centenária de uma população, devoção para a qual Vasco da Gama contribuiu de forma ainda hoje visível e presente em Sines.
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h