Exposições
"Vox Populi" de Nelo Teixeira
A galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE acolhe a exposição de Nelo Teixeira, uma das figuras mais marcantes da arte contemporânea angolana.
![](https://www.e-cultura.pt/images/user/image17389330735574.jpg)
8 Fev a 21 Mar 2025
Reunindo um conjunto inédito de cerca de 20 obras, a mostra atravessa as fronteiras entre a arte naïf de cariz autodidata, a arte bruta e a narrativa sociopolítica, desenhando uma cartografia crítica da condição humana e social em Angola, através de uma prática artística profundamente enraizada no diálogo entre precariedade, resistência, resiliência e memória.
O conceito de vox populi, entendido nesta mostra como a ressonância da voz coletiva, emerge na prática de Nelo Teixeira através da incorporação gráfica de expressões vernaculares que se assumem simultaneamente denúncia e enunciação, clamores poéticos e políticos.
Frases que transcendem a linguagem para se inscreverem como atos performativos. Estas expressões, frequentemente integradas em suportes produzidos a partir de materiais descartados ou found objects, tornam-se signos de um léxico visual que tensiona as contradições de uma sociedade marcada pela desigualdade, pela fome e pela devastação perpetrada pela lógica da sociedade contemporânea de consumo.
Com um percurso sólido na cena artística angolana, Nelo Teixeira integrou em 2015 o Pavilhão de Angola na Bienal de Veneza, intitulado "On Ways of Travelling", ao lado de António Ole, Binelde Hyrcan, Délio Jasse e Francisco Vidal, onde apresentou uma instalação monumental de figuras antropomórficas construídas a partir de madeira, plástico e metais reciclados. A sua obra, que tem sido exposta internacionalmente desde os anos 2000, reflete um olhar crítico sobre os processos de transformação urbana e social, abordando temas como gentrificação, deslocamento e crise identitária.
Com "Vox Populi", a THIS IS NOT A WHITE CUBE reafirma o seu compromisso com a difusão de práticas artísticas que desafiam fronteiras estéticas e discursivas, promovendo o diálogo entre diferentes geografias e realidades contemporâneas.
A exposição ficará patente até 21 de março de 3ª feira a sábado, entre as 14h30 e as 19h, com entrada livre.