"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

LAB, LIVE, MEETING são os 3 segmentos que compõem a 12ª edição do Westway

Quatro dias entusiasmantes dedicados à musica: uma fórmula que o Westway prescreve nesta primavera, incluindo 23 concertos, residências artísticas, keynotes, conferências, pitching, networking e talks, cruzando-se com o cinema.

Collignon © Tânia Baldé

9 Abr a 12 Abr 2025

Guimarães

O caminho vai além do horizonte. Tal como acontece a quem embarca no universo do Westway. Chegamos e olhamos, ouvimos, e sonhamos, compondo o futuro da música em conjunto. O Westway avança assim para a sua 12º edição, percorrendo 23 concertos, residências artísticas, keynotes, conferências, pitching, networking e talks, transportando-nos desde a criação à internacionalização, numa grande experiência coletiva de fruição ao vivo acompanhada de amplo conhecimento e partilha.

Entre os dias 9 e 12 de abril, em Guimarães, o programa do Westway que une o LAB (artistas-em-residência), o LIVE (concertos) e o MEETING (keynotes, conferências, pitching, networking e talks), criado numa escala de interação nacional e internacional, tem por objetivo gerar conhecimento mútuo articulado e abrir novas possibilidades mais sustentáveis para artistas, profissionais da indústria e públicos. Na sua forma cada vez mais circular e colaborativa de operar, o Westway 2025 agrega novas parcerias e junta à matriz da música a relação com o cinema e com a natureza, num trajeto ascendente em direção a Guimarães 2026, Capital Verde Europeia.

Plataforma de criação, interação e fruição no campo da música, geradora de sinergias, oportunidades e novos projetos, unificando a cena nacional à internacional, o Westway volta a despertar na primavera (9 a 12 abril) reafirmando Guimarães enquanto cidade da música, e deixando-nos já imaginar o que aí vem: quatro dias intensos e absolutamente irrepetíveis, dedicados à criação, concertos ao vivo, descoberta das novas tendências, expansão dos negócios no setor da música e pensamento, tudo a partir de Guimarães. 

O Centro de Criação de Candoso abre de novo as portas para ativar o LAB, num intercâmbio que promove a diversidade estética e a liberdade para criar, através das residências artísticas que cruzam artistas portugueses e estrangeiros – fruto de uma Open Call que contou com 357 candidaturas de 44 países – que nesta edição vão residir e criar em conjunto ao longo de uma semana para depois apresentarem as suas criações originais nas noites de quarta (9 abril) e quinta (10 abril) no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor: Luís Contrário (PT) junta-se a TEll A ViSiON (DE), Nobre (PT) a Grimsøn (DE), Malinwa (PT) a Catuxa Salom (ES), e Estêvão (PT) a SHY (IR).

A força vibracional da vertente LIVE, com os seus vários palcos que permitem descobrir o talento atual e futuro da música, nacional e internacional, revela-nos experiências únicas com epicentro no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e alargadas ao Teatro Jordão (TJ) e a vários palcos da cidade. As primeiras notas e acordes surgem com o concerto de abertura do Westway 2025 que nos convida a entrar na Igreja S. Francisco na quarta-feira (9 abril), às 19h30, para assistir a uma atuação a solo de uma figura com presença discreta, mas continuamente substancial na história da música portuguesa, Tó Trips, que aqui apresenta o seu terceiro álbum intitulado "Popular Jaguar".

A sexta-feira (11 abril) de concertos inicia com emmy Curl (PT), LANA GASPARØTTI (PT) e Martha Da'ro (BE) no TJ, entrando de seguida em ação Fidju Kitxora (PT), Pongo (PT) e Gotopo (VE) no CCVF. No último dia desta edição (12 abril), os concertos energizam a cidade a partir da tarde com Visco (PT) e Homem em Catarse (PT) no Ramada 1930, JoeJas (UK) e IBSXJAUR (PT) no Convívio Associação Cultural, e Maria Chiara Argirò (IT) e C’mon Tigre (IT) no CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura). A noite de todas as despedidas e celebrações fica bem entregue a Chico Bernardes (BR), COLLIGNON (NL) e Them Flying Monkeys (PT) novamente no TJ, com o encerramento a acontecer no CCVF com MaidaVale (SE), MAQUINA. (PT) e Mira Quebec (PT).

A troca de experiências, os novos contactos e a possibilidade de aquisição de novas competências serão canais de ligação entre artistas, profissionais da indústria e público, que darão corpo ao MEETING a ter lugar no Palácio Vila Flor e outros espaços do CCVF. Arrancando com a iniciativa “Encontro RTCP - foco música”, um encontro dedicado à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses entre artistas, programadores e agentes, logo no primeiro dia do evento, Luis Fernandes (Theatro Circo, PT), Mónica Guerreiro (Ponto C, PT) e Rui Teigão (representante DGArtes, PT) juntam-se na manhã de quarta-feira (9 abril) para o painel "A efervescência do ecossistema musical e o valor acrescentado do trabalho em rede", seguido de uma tarde de trabalho para fomentar o conhecimento entre programadores, agentes, artistas e gerar ideias para um melhor funcionamento do trabalho em rede no campo da música.

No campo do MEETING, esta edição apresenta dois Keynotes Speeches: o primeiro com o músico The Legendary Tigerman (10 abril) em torno da "Música para cinema: um novo prazer criativo ou objetivo financeiro?" e o segundo com os realizadores Rodrigo Areias (PT) e Aki Kaurismäki (FI) (11 abril) debruçando-se sobre o tema "Compondo paisagens imaginárias: lugares, imagens e sons".

Nestes mesmos dias 10 e 11 de abril, a programação reparte-se também entre momentos Westway WHY PRO (com curadoria do parceiro WHY Portugal), Westway Stories e Westway Future, com presenças portuguesas e estrangeiras para debater o futuro do “som & imagem” com preocupações de inovação, circularidade, sustentabilidade e capacitação para a internacionalização, visando igualmente reunir programadores convidados e agentes, artistas e outros profissionais da indústria, gerando oportunidades de networking 1 para 1, networking informal e espaço para a troca de ideias e concretização de parcerias. Nos pontos de programação destes dois dias, contaremos com Tó Trips (músico, PT), Ricardo Bramão (Talkfest, PT), Sérgio Silva (músico, Palko.ai, Sincronia de Sons, PT), Bárbara Santos (ARDA, PT), Mário Carneiro (Fundação GDA, PT), Américo Rodrigues (DGArtes, PT), Ana Neves (Audiogest, PT), Haizea Huegun (música, ES), Vile Karimi (música, PT), Frank Kimenai (investigador Universidade Roterdão, NL), Elena Beltrami (Como No/La Linea Festival, UK), Jordi Casadesús (Mercat de Música Viva de Vic, ES), Filip Koš?álek (Colours Festival, CZ), Rui Torrinha (Westway, PT), João Carvalho (Ritmos, PT), Violetta Zironi (música, IT), Michelle Ronquillo (EMMA, ES), António Cunha (UGURU, PT), José Costa (Banzé, PT), Rikke Andersen (SPOT Festival, DK), Robin Werner (Reeperbahn, DE), Ana PauloJordiManuel Roxo (Culturactiva, ES), João Vasconcelos (Canal 180, PT), Edgar Pêra (cineasta, PT), Turo Pekari (Music Finland, FI), Tiffany Fukuma (Keychange, FR), Noami Palmer (Earth Agency, UK), Gotopo (música, VE), Luis Masquete (Maus Hábitos, PT), Sara Aires (SMUP Parede, PT), Manuel Molarinho (Saliva Diva, PT), Paola Wescher (Last Tour, BR), Luís Soares (Rock in Rio, PT), Sara Machado e Susana Costa Pereira (Europa Criativa, PT), Nis Bogvad (Earth/Percent, DK), e Carlos Ribeiro (Laboratório da Paisagem, PT).

Estabelecido em 2014 como o primeiro showcase festival e conferência do país, que haveria de abrir caminho ao Portugal Country Focus no Eurosonic de 2017, o Westway LAB revelou-se a cada ano um poderoso laboratório de relações, ideias e vivências negociais no setor da música, afirmando-se como a primeira plataforma portuguesa de alcance internacional para debater e capacitar este setor, ajudando à emergência e sucesso de vários projetos europeus, carreiras, modelos de negócio e novas parcerias. 

Ao longo dos últimos 11 anos, o Westway foi reunindo parceiros importantes (AMAEI, Fundação GDA, Antena 3, etc.) e ajudando a produzir várias histórias de sucesso na revelação do talento, que têm alimentado o crescimento e a presença da música portuguesa a nível internacional. Nesse particular destacam-se os projetos europeus e redes internacionais onde o Westway se insere. Nesta edição, também as parcerias se amplificam, avançando de braços dados com parceiros como Fundação GDAWHY PortugalBando à ParteAntena 3Canal 180.

Nesta cidade Património Mundial da UNESCO (2001), Capital Europeia da Cultura (2012) e futura Capital Verde Europeia (2026) que é Guimarães, a primavera deste ano anuncia assim novos inícios e novas colaborações, reforçando o seu carácter investidor na criação e desenvolvimento de relações sustentáveis no setor da música, rumo a uma edição repleta de fermento criativo e colaborativo onde vamos sentir o presente e compor em conjunto o futuro da música.

Os passes gerais para o LIVE (30 euros) e os passes gerais para acesso ao MEETING e LIVE (50 euros), bem como bilhetes diários para o LIVE (20 euros), encontram-se disponíveis online em aoficina.pt e westwaylab.com, bem como presencialmente nas bilheteiras de equipamentos geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO). 

Westway [LAB • LIVE • MEETING]
12ª edição > 9 a 12 abril 2025
Guimarães, Portugal   

PROGRAMA LIVE

Quarta 9 abril

18h00 
CCVF / Café Concerto 
Abertura Oficial do Westway 2025 

19h30 
Igreja S. Francisco 
Concerto de abertura Westway: Tó Trips (solo) 

22h00 
CCVF / Café Concerto 
Westway LAB: Luís Contrário (PT) + TEll A ViSiON (DE) 

23h00 
CCVF / Café Concerto 
Westway LAB: Nobre (PT) + Grimsøn (DE) 

Quinta 10 abril 

10h00-18h00 
Westway MEETING 

18h00 
Tasquinha do Tio Júlio 
Westway LAB: Talk 

22h00 
CCVF / Café Concerto 
Westway LAB: Malinwa (PT) + Catuxa Salom (ES) 

23h00 
CCVF / Café Concerto 
Westway LAB: Estêvão (PT) + SHY (IR) 

Sexta 11 abril

10h00-18h00 
Westway MEETING 

21h15 
Teatro Jordão / Auditório 
Westway LIVE: emmy Curl (PT) 

22h15 
Teatro Jordão / Nave 
Westway LIVE: LANA GASPARØTTI (PT) 
[curadoria Antena 3] 

23h15 
Teatro Jordão / Nave 
Westway LIVE: Martha Da'ro (BE) 
[ESNS - European Tallent Exchange] 

00h15 
CCVF / Box 
Westway LIVE: Fidju Kitxora (PT) 
[curadoria Antena 3] 

01h15 
CCVF / Box 
Westway LIVE: Pongo (PT) 

02h00 
CCVF / Café Concerto 
Westway LIVE: Gotopo (VE) 

Sábado 12 abril

10h00-12h00 
Westway MEETING 

15h00 
Ramada 1930 
Westway LIVE: Visco (PT) 

16h00 
Ramada 1930 
Westway LIVE: Homem em Catarse (PT) 

16h00 
Convívio 
Westway LIVE: JoeJas (UK) 

17h00 
Convívio 
Westway LIVE: IBSXJAUR (PT) 

18h00 
CAAA 
Westway LIVE: Maria Chiara Argirò (IT) 

19h00 
CAAA 
Westway LIVE: C’mon Tigre (IT) 

21h15 
Teatro Jordão / Auditório 
Westway LIVE: Chico Bernardes (BR) 

22h15 
Teatro Jordão / Nave 
Westway LIVE: COLLIGNON (NL) 
[ESNS-European Talent Exchange] 

23h15 
Teatro Jordão / Nave 
Westway LIVE: Them Flying Monkeys (PT) 
[curadoria Antena 3] 

00h15 
CCVF / Box 
Westway LIVE: MaidaVale (SE) 

01h15 
CCVF / Box 
Westway LIVE: MAQUINA. (PT) 

02h00 
CCVF / Café Concerto 
Westway LIVE: Mira Quebec (PT)

PROGRAMA MEETING

Quarta, 09 abril
Local: CCVF / Pequeno Auditório

Westway MEETING: Encontro RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses 
Foco Música 

10h00
Discurso de abertura   

10h30 - 12h30
Painel: A efervescência do ecossistema musical e o valor acrescentado do trabalho em rede. 
Moderação: Inês Nadais 
Painel: Luis Fernandes (Theatro Circo), Mónica Guerreiro (Ponto C), Rui Teigão (representante DGArtes) 

15h00 – 17h00
Local: Palácio Vila Flor

Mesas Redondas 
Tarde de trabalho para fomentar o conhecimento entre programadores/as, agentes, artistas e gerar ideias para um melhor funcionamento do trabalho em rede no campo da música. 

Quinta, 10 abril
Local: Palácio Vila Flor 

10h00 

Westway WHY PRO 
Room S2 
Intro + Speed Meeting 

Westway Stories 
Room S3 
Enquanto a minha guitarra suavemente chora 
Tó Trips 

Westway Future 
Room S4 
Alavancar o ecossistema musical – encontros, palestras e partilha 
Ricardo Bramão (Talkfest) + Sérgio Silva 

11h00

Westway WHY PRO 
Room S2 
Pitch Sessions 

Westway Stories 
Room S3 
ARDA – centro de talentos 
Bárbara Santos 

Westway Future 
Digressões internacionais e financiamento: que caminho seguir? 
Mário Carneiro (GDA) + Américo Rodrigues (DGArtes) + Ana Neves (Audiogest) 

15h00 

Westway WHY PRO 
Room S2 
Speed Meetings 

Westway Stories 
Room S3 
O LAB: o que acontece quando sonhamos juntos 
Haizea Huegun (música, ES) + Vile Karimi (música, PT)

Westway Future 
Room S4 
O ecossistema musical europeu 
Frank Kimenai (investigador Universidade Roterdão, NL)

16h00 

Westway WHY PRO 
Room S2 
Circulação Internacional 
Elena Beltrami (Como No/La Linea Festival, UK) + Jordi Casadesús (Mercat de Música Viva de Vic, ES) + Filip Kostalek (Colours Festival, CZ) + Rui Torrinha (Westway, PT) 

Westway Stories 
Room S3 
Rural ou urbano: qual o festival com a melhor vibe? 
João Carvalho (Ritmos, PT) 

Westway Future 
Room S4 
Tenho um sonho: ser artista independente 
Violetta Zironi (música, IT)

17h00 
Local: CCVF / Pequeno Auditório

Keynote Speech
Música para cinema: um novo prazer criativo ou objetivo financeiro? 
The Legendary Tigerman (PT) 

Networking Dinner 

Sexta, 11 abril
Local: Palácio Vila Flor 

10h00 

Westway WHY PRO 
Room S2 
O papel dos managers: demasiado multitasking? 
Michelle Ronquillo (EMMA, ES) + António Cunha (UGURU, PT) 

Westway Stories 
Room S3 
O que eu andei para aqui chegar: Banzé 
José Costa (Banzé, PT)

Westway Future 
Room S4 
Visões sobre o futuro: descobrir talento 
Rikke Andersen (SPOT Festival, DK) + Robin Werner (Reeperbahn, DE) 

11h00 

Westway WHY PRO 
Room S2 
Sinergia ibérica: em busca do próximo nível 
Ana Paulo + Jordi + Manuel Roxo (Culturactiva, ES) 

Westway Stories 
Room S3 
Canal 180: utopia ou teimosia?
João Vasconcelos (Canal 180, PT)

Westway Future 
Room S4 
Som e imagem: como está a IA a mudar o conceito de criatividade? 
Edgar Pêra (cineasta, PT) + Turo Pekari (Music Finland, FI) 

15h00 

Westway WHY PRO 
Room S2 
Por um setor musical polifónico 
Tiffany Fukuma (Keychange, FR) + Noami Palmer (Earth Agency, UK) 

Westway Stories 
Room S3 
Choque cultural: qual o meu lugar?
Gotopo (música, VE) 

Westway Future 
Room S4 
Juventude e talento: deixem-nos fazer parte!
Luis Masquete (Maus Hábitos, PT) + Sara Aires (SMUP Parede, PT) + Manuel Molarinho (Saliva Diva, PT)

16h00 

Westway WHY PRO 
Room S2 
O papel dos agentes: desafios e virtudes
Paola Wescher (Last Tour, BR) + Luis Soares (Rock in Rio, PT) 

Westway Stories 
Room S3 
Europa Criativa: cultura strand + creative innovation lab
Sara Machado + Susana Costa Pereira (Europa Criativa, PT)

Westway Future 
Room S4 
Outro mundo verde 
Nis Bogvad (Earth/Percent, DK) + Carlos Ribeiro (Laboratório da Paisagem, PT) 

17h00 
Local: CCVF / Pequeno Auditório

Keynote Speech 
Compondo paisagens imaginárias: lugares, imagens e sons. 
Rodrigo Areias (PT) + Aki Kaurismaki (FI)

Networking Dinner 

Sábado 12 abril 
Local: LAB Lounge 

10h00 
Pequeno-almoço com amigos
Sessão informativa 
Mesa redonda  

12h00 
Discurso de encerramento  

Aquisição dos Passes gerais e Bilhetes diários Westway LIVE disponível aqui.
Registos Westway MEETING podem ser realizados aqui.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Super Charlie"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação baseado nas famosas obras literárias da escritora Camilla Lackberg, que terá lugar no próximo dia 19 de abril (sábado) às 11h00, em Gaia e Lisboa.

Visitas
105,635,203