Conferências
O Mediterrâneo no futuro da União Europeia
Aula aberta, no âmbito do Ciclo de Conferências “A Defesa Portuguesa, da Bósnia à guerra da Ucrânia”, terá lugar no dia 11 de fevereiro, pelas 10h30 na Universidade do Minho, com a participação de José Pedro Teixeira Fernandes e Álvaro Vasconcelos. A sessão será moderada por Sandra Fernandes.
11 Fev 2025 | 10h30
O Mediterrâneo ocupa um papel estratégico na evolução da União Europeia, tanto do ponto de vista geopolítico quanto socioeconómico. Como ponte entre a Europa, a África e o Médio Oriente, esta região enfrenta desafios como migração, segurança, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que oferece oportunidades de cooperação, inovação e integração regional.
Esta conferência explora o impacto das dinâmicas mediterrâneas no futuro da UE, analisando políticas de vizinhança, comércio, transição energética e governação marítima.
PAINEL
A Nova “Questão do Oriente”: Refugiados, Gás Natural e Ambições de Poder Neo-Otomanas
José Pedro Teixeira Fernandes
(Professor-Coordenador do ISCET e investigador do IPRI-NOVA)
Comunicação baseada na publicação aqui
Mediterrâneo: o mar da história do IEEI
Álvaro Vasconcelos
(antigo Diretor do IEEI)
Moderação
Sandra Fernandes
(Diretora do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho)
Transmissão em direto, via zoom » link
José Pedro Teixeira Fernandes
Professor do ensino superior e investigador nas áreas de Relações Internacionais e de Estudos Europeus. É doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Tem diversos artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e vários livros nas suas áreas de especialização. É comentador de política internacional da RTP. Colabora com o jornal Público na análise de questões internacionais.
Álvaro Vasconcelos
Opositor do Estado Novo e da guerra colonial portuguesa, Álvaro Vasconcelos viveu no exílio na Bélgica e em França (1967 – 1974). Regressou a Portugal depois do 25 de Abril, onde participou no processo de transição democrática. Fundador do Forum Demos. Autor de diversas obras, colabora também regularmente com os órgãos de Comunicação Social na imprensa (Público, Diário de Notícias e Expresso), rádio e televisão (RTP, Porto Canal, SIC).
Sandra Fernandes
Sandra Fernandes é professora e investigadora na Universidade do Minho, com doutoramento em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais, pela Sciences Po Paris. Os seus interesses de investigação incluem a ação externa da União Europeia e as suas relações com a Rússia, o espaço pós-soviético, a geopolítica, o multilateralismo, a análise de política externa e a segurança internacional.
O seu conhecimento especializado encontra-se disponível em mais de 100 publicações em diferentes meios, tais como revistas científicas, livros e working papers. As suas intervenções regulares nos meios de comunicação social e os artigos de opinião constituem uma forma adicional de divulgação dos seus conhecimentos especializados a um público mais vasto.