Formação
Simbologia e Natureza | As Plantas na Coleção do Museu do Oriente
Em percurso pelo Museu, observamos peças com matérias-primas vegetais (resinas, madeiras, pigmentos), ou com representações de espécies botânicas, cuja estrutura, ecologia e valor simbólico vamos explorar.
![Escritório (ventó) Japão, periodo Meiji (segunda metade do séc. XIX-início séc. XX), © Hugo Maertens/BNP Paribas Escritório (ventó) Japão, periodo Meiji (segunda metade do séc. XIX-início séc. XX), © Hugo Maertens/BNP Paribas](https://www.e-cultura.pt/images/user/image17385984054497.jpg)
15 Fev 2025 | 14h00
O Museu do Oriente apresenta centenas de obras de arte que incluem plantas, seja como matérias-primas (madeiras, resinas, gomas, pigmentos) ou com usos simbólicos. Durante este curso, faremos um périplo pela coleção para encontrar essas plantas e conversar sobre a sua estrutura, ecologia e o contexto cultural que lhes atribuiu determinado valor simbólico. Aprenderemos a observar as coleções do Museu do Oriente sob uma perspetiva botânica e a identificar elementos vegetais na arte (madeiras, folhas, flores ou frutos). O curso tem a duração de 4 horas, distribuídas por uma sessão em sala (projeção de imagens e estudo de matérias-primas), seguida de uma visita ao museu.
Luís Mendonça de Carvalho
é biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do Museu Botânico de Beja.
Horas 14.00 às 18.00
Público-alvo M/16 anos [idade indicativa]
Participantes Mín. 10, Máx. 20
Preço €40
Comprar