Conferências
Conversas Sábias com Carlos Branco
A próxima sessão contará com o Major-general Carlos Branco, que serviu no Afeganistão em 2007/2008 como porta-voz do Comandante das Forças NATO no território (ISAF).
6 Fev 2025 | 17h30
Afeganistão – Terra de Contrastes e Cultura
O Major-general Carlos Branco serviu no Afeganistão nos idos anos de 2007/2008 como porta-voz do Comandante das Forças Nato no território (ISAF). Teve a sorte de poder utilizar essa oportunidade para conhecer vários aspetos muito curiosos da sociedade afegã, escapando-se à vida no interior do Quartel-general, algo vedado à maioria dos militares internacionais. Não seria abusivo afirmar que fez “turismo” sempre que pode e que as ocasiões surgiram. Quem comparecer à sessão saberá os pormenores dessas aventuras, algumas com algum risco assumido e calculado. A conversa não se centrará em manobras militares. Não é isso que se pretende, mas sim contar as histórias e aventuras que viveu, para lá da vida militar. O enfoque será na riquíssima cultura afegã, na sua música, gastronomia e tradições. Uma sociedade que aprendeu a respeitar e a considerar. Apesar de se poder considerar pré-moderna – não obstante a utilização intensiva de telemóveis -, a sociedade afegã é extremamente complexa e rica em tradições. É sobre essas facetas menos conhecidas do Afeganistão que Carlos Branco nos irá falar.
Carlos Branco
Major-General do Exército português na situação de reforma. Tem uma vasta experiência em assuntos político-militares e relações internacionais granjeada em cerca de 10 anos ao serviço de diversas organizações internacionais. Foi Director da Divisão de Cooperação e Segurança Regional, do Estado-Maior Militar da OTAN, em Bruxelas, qualidade em que foi responsável pelo planeamento estratégico da cooperação militar da NATO. Foi porta-voz do Comandante da Força da NATO no Afeganistão, e responsável pela sua Comunicação Estratégica. Exerceu ainda funções na Divisão Militar do Secretariado da ONU, em Nova Iorque, onde nas funções de Peacekeeping Affairs Officer foi o desk officer das missões da ONU no Médio Oriente (Israel, Líbano, Síria e Iraque/Kuwait). Prestou também serviço no quartel-general da EUROFOR, em Florença, como analista de Intelligence. Foi monitor eleitoral na Bósnia ao serviço da OSCE e observador militar da ONU, no conflito da ex-Jugoslávia, antes de Dayton. Prestou adicionalmente serviço de consultaria à missão da ONU na República Centro Africana. Entre outras funções, foi Subdiretor do Instituto de Defesa Nacional e do Instituto de Estudos Superiores militares, Diretor de Doutrina do Exército, Comandante do Regimento de Infantaria 13, em Vila Real, e prestou serviço no Regimento de Comandos. Assina uma coluna de opinião no Jornal Económico e é comentador residente da CNN Portugal para assuntos de segurança e Defesa. Coordena no IDN o curso sobre Teoria e Prática de Resolução de conflitos. Co-coordenou a edição de seis livros e é autor de quatro, o último intitulado “Afeganistão – episódios de uma Guerra Perdida”.