"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Infantil

Sábados em família

Em fevereiro, a Cinemateca Júnior apresenta...

Verão 1993, de Carla Símon

1 Fev a 22 Fev 2025

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39, 1269-059 Lisboa

Nasci, Mas…
de Yasujiro Ozu | mudo, legendado eletronicamente em português | M/6 | Acompanhado ao piano por Catherine Morisseau

Nasci, mas... é considerado como o primeiro dos grandes filmes de Yasujiro Ozu. Para Donald Richie é “a primeira vez que o cineasta combinou na perfeição todos os elementos que caracterizam o seu estilo”. História trágico-cómica sobre a relação entre um homem e os seus dois filhos, que não percebem por que motivo tem o pai de agir com tanta subserviência perante o patrão. Um encantador filme mudo a redescobrir, com acompanhamento musical ao vivo.
1 fev: 15h

Verão 1993
de Carla Símon | legendado em português | M/12 | Sessão descontraída

No verão de 1993, Frida tem seis anos e grandes mudanças acontecem na sua vida. Acaba de perder a mãe e, depois de ter vivido algum tempo com os avós em Barcelona, vai viver para uma aldeia algures nos campos da Catalunha, com os tios e a priminha. Todos a acolhem com amizade, mas Frida luta naturalmente para aceitar o que aconteceu e adaptar-se à sua nova vida. Um filme sensível e luminoso inspirado em fatos da infância da realizadora e com interpretações magníficas de adultos e, sobretudo, crianças. Primeira apresentação na Cinemateca.
8 fev: 15h

Colecionadores de Raridades: Cine performance com a atriz Leonor Cabral

Cine-performance em colaboração com o PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, que nos traz mais uma raridade da história do cinema português, esta conservada nos Arquivos da RTP. Assoa no nariz e porta-te bem realizado no âmbito de uma iniciativa europeia onde os vários canais públicos dos diferentes países desafiaram cineastas locais a realizarem um pequeno filme sobre a infância e a liberdade. Monique Rutler respondeu com este filme divertido e provocador, onde uma farsa (interpretada pelas atrizes Raquel Maria e Maria Vieira – esta última no seu primeiro papel como atriz) se combina com a reportagem de rua.
15 fev: 15h

SESSÃO FILMSCHOOL | em colaboração com o PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa
Programa a anunciar
Esta sessão dedicada a futuros programadores e mediadores culturais e para quem gosta de viajar com o olhar e estabelecer pontes entre filmes é feita no âmbito do programa de literacia fílmica FILMSCHOOL, desenvolvido pela Cinemateca Portuguesa. A sessão vai ligar curtas-metragens contemporâneas do festival PLAY com curtas do arquivo da Cinemateca. FILMSCHOOL é um projeto de cooperação bilateral, em parceria com o Norsk Film Institut, através da Cinemateket de Oslo, operacionalizado no âmbito do mecanismo de financiamento EEAGrants.
22 fev: 15h

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,162,455