"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Memória colateral

A exposição de Uriel Orlow propõe uma investigação sobre o conceito de restituição, uma temática que tem explorado ao longo de mais de duas décadas.

Uriel Orlow: Reading Wood (Backwards), detail, 2022

25 Jan a 27 Abr 2025

Galeria Avenida da Índia
Av. da Índia 170, 1400-038 Lisboa

A restituição vai para além do simples retorno de objetos ou artefactos, afirmando-se como uma responsabilidade coletiva de reintegrar memórias marginalizadas na história.

Este conceito ganha expressão em intervenções que recuperam saberes esquecidos e propõem novas formas de narrar eventos históricos. Trata-se de escutar as ressonâncias de narrativas suprimidas no presente e fomentar uma ética de memória e reparação.

Em inglês, o termo “collateral” é frequentemente associado à expressão “collateral damage” (danos colaterais), ampliando a ideia de dano para além do imediato e do visível.

Esta interpretação alinha-se com o enfoque de Orlow ao tratar legados de violência e apagamentos insidiosos de sistemas de conhecimento. Ao iluminar eventos que permanecem nas margens das narrativas hegemónicas, Orlow propõe uma reflexão inclusiva de reparação e responsabilidade.

Curadoria Bruno Leitão

Horário: Terça a domingo, das 10h às 13h/14h às 18h

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Super Charlie"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de animação baseado nas famosas obras literárias da escritora Camilla Lackberg, que terá lugar no próximo dia 19 de abril (sábado) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
105,811,253