"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Ululu de Raquel Lima

Na antiga cultura são-tomense, ululu é o ritual de enterro do cordão umbilical dos bebés no grande quintal de família e de lançamento da placenta ao mar.

3 Abr a 5 Abr 2025

Teatro do Bairro Alto
R. Ten. Raul Cascais 1A, 1250-268 Lisboa

Assim, segundo as gerações mais antigas, as crianças cresceriam e viajariam pelo mundo, mas saberiam sempre regressar à terra onde nasceram. Esta é uma conversa encenada a três vozes, na procura de circularidades, histórias, movimentos e sonoridades que desenhem questões: e se habitar geografias não-humanas for a única solução face à extinção que se avizinha? Como fazê-lo sem desperdiçar a memória de rituais úteis para essa transmutação? Onde deixar pistas para uma eventual fuga em direção ao retorno? 

RAQUEL LIMA é poeta, artista transdisciplinar e investigadora de Estudos Pós-Coloniais com particular interesse na oratura, na escravatura e nos movimentos afrodiaspóricos. Tem apresentado o seu trabalho artístico e académico em eventos e conferências internacionais como a Bienal de Veneza, o Congresso Mundo de Mulheres em Moçambique e a Bienal de São Paulo. Publicou o livro Ingenuidade Inocência Ignorância e cofundou a UNA – União Negra das Artes. Participou no projeto Essenciais do TBA em 2020.

>> Mais informações

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,173,116