"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Ciclo "O Filme Francês do Mês" regressa a Portimão para mostrar bom cinema

O Museu de Portimão volta a mostrar o que de melhor produzem os realizadores gauleses, através da iniciativa “O Filme Francês do Mês”, que está de regresso à cidade no dia 30 de janeiro e se prolongará até setembro, sempre com entrada gratuita, sempre às 21h00, sendo os filmes exibidos legendados em português.

Libre Garance

30 Jan a 25 Set 2025

Museu de Portimão
Rua D. Carlos I, Zona Ribeirinha, 8500–607 Portimão
Preço
Entrada livre

Esta iniciativa promovida conjuntamente entre a Alliance Française do Algarve e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), visa estreitar os laços culturais com o associativismo local, divulgar junto do público algarvio os grandes êxitos cinematográficos na língua de Molière, e atrair os muitos franceses que, cada vez mais, vivem ou passam férias no Algarve, permitindo-lhes em contraponto conhecer a história e o património regionais.

Esta edição reúne sete filmes que, pela sua diversidade, constroem uma boa mostra do cinema francês contemporâneo. A primeira película deste novo ciclo intitula-se “Libre Garance”, foi realizada por Lisa Diaz em 2022 e será exibida a 30 de janeiro, pelas 21h00, no auditório do Museu de Portimão.

Esta comédia dramática, com a duração de 1h36 minutos, decorre no verão de 1982 e retrata a história de uma menina de onze anos, de nome Garance, que vive com os seus pais numa aldeia na região de Cévennes e onde dois ativistas italianos assaltam um banco, perturbando a sua vida tranquila.

Todos os filmes são exibidos na última quinta-feira do mês, exceto no mês de maio e em versão original francesa, com legendas em português e nas seguintes datas: 30 de janeiro – “Libre Garance”, de Lisa Diaz; 27 de fevereiro – “Revenir”, de Jessica Talud; 27 de março – "César et Rosalie” de Claude Sautet; 24 de abril – “Chien de la casse”, de Jean-Baptiste Durand ; 22 de maio – “Un vrai bonhomme”, de Benjamin Parent; 26 de junho - “Le cours de la vie”, de Frédéric Sojcher; e 25 de setembro– “La fille de son père”, de Erwan Le Duc. Durante os meses de julho e agosto não existirão exibições e por motivos de força maior, as datas agendadas poderão sofrer alterações.

“O Filme Francês do Mês” tem conquistado, ano após ano, mais entusiastas, tornando-se num ciclo cinematográfico bem acolhido pelos cinéfilos e francófilos do Algarve, sob o objetivo de proporcionar ao público um vasto leque de emoções e de temas de reflexão, através de comédias, dramas e romances.

A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação de direito privado cujo objeto é a divulgação da língua e da cultura francesa, fazendo parte das suas atividades o ensino da língua portuguesa para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.

O Ciclo do Filme Francês do Mês é igualmente exibido nas cidades de Loulé (segunda terça-feira de cada mês) e de Faro (terceira sexta-feira de cada mês) e sempre com o objetivo de divulgar o que de melhor se faz no cinema francês. A programação completa nas três cidades algarvias pode ser consultada no site da Alliance Française de l’Algarve ou enviando um pedido para algarve@alliancefr.pt.  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,176,041