Conferências
Celebração do Dia da União dos Principados Romenos - “Alexandru Ioan Cuza, o fundador da Roménia moderna”
Por ocasião da celebração do Dia da União dos Principados Romenos (24 de janeiro de 1859), o ICR Lisboa, divulga, hoje 24 de janeiro de 2025, um artigo assinado pelo historiador Adrian Cioroianu, professor catedrático da Faculdade de História da Universidade de Bucareste e diretor-geral da Biblioteca Nacional da Roménia.
24 Jan 2025 | 09h00
Alexandru I. Cuza, o príncipe da união dos principados romenos de 1859, estará sempre ligado, no imaginário comum (graças a alguns textos da escola primária), à lenda do governante que defende o seu povo, os cidadãos comuns, dos abusos dos mais poderosos. Numa época de ressurgimento do populismo (como a que estamos a viver atualmente) o paradigma é delicado, mas o que é certo é que Alexandru I. Cuza era o príncipe do povo, não da elite”.
Este príncipe continuará certamente a ser o símbolo da União de 1859 e, ao mesmo tempo, parte da geração de 1848 que muito fez pelo Estado romeno moderno. Devem-se-lhe, bem com a outros da sua geração, as reformas modernizadoras, embora as relações de Al. I. Cuza com o parlamento do país sejam mais complicadas do que sabemos...!
Enfim, “o nosso Cuza foi um ator na geopolítica da sua época (Rússia, Turquia, Áustria, imperador Napoleão III da França, Miguel III da Sérvia, etc.), epopeias cujos contornos deveríamos conhecer melhor - precisamente para compreendermos bem como surgiu a nossa união de 1859”!