"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição „Coleção SIGNUM 2”

O Instituto Cultural Romeno em Lisboa apresenta, de 23 de janeiro a 10 de março de 2025, a exposição da autoria de Daniel Serban. A exposição retrata impressões, temas plásticos alienados, que não comunicam como um todo, não se encontram na essência, onde a vibração é muito elevada e podem ocorrer assincronias.

23 Jan 2025  |  18h30

Instituto Cultural Romeno
Rua do Barão n.º 10, 1100-072 Lisboa
Preço
Entrada livre
A inauguração está marcada para quinta-feira, dia 23 de janeiro de 2023, às 18h30, na galeria do ICR Lisboa e contará com a presença do artista romeno Daniel Serban.

A coleção SIGNUM 2 é um processo de aceitação, mas também de recordação, no sentido em que as obras não propõem igualdades, uma vez que podem tornar-se elas próprias modelos de desigualdade, o que poderia gerar reações, ou seja, a diluição da mensagem visual proposta. No âmbito da exposição Signum 2, o artista visual Daniel Serban propõe novos limites e obras que, precisamente pelas suas diferenças, recorrem a um raciocínio comum. As pinturas remetem para a representação plástica identificável, porque acredito que a sugestão é a realidade mais poderosa. É dessa forma que o pintor Daniel Serban declara o seu credo artístico, uma abordagem de sobrerecuperação, de ponto de vista técnico, um ato consciente, no caso das manifestações programáticas, ou inconsciente-exterior. O projeto do artista insere-se na Estratégia Nacional para a Juventude 2024-2027, do ICR, que dá primazia à promoção de jovens artistas.

A atividade artística de Daniel Serban inclui numerosas exposições. Entre as mais importantes, destacamos: F.L.U., na Galeria integrart (Bucareste, 2014); Presente, na Galeria Santa Catarina (Lisboa, 2015); Signum, na Galeria Santa Catarina (Lisboa, 2017); Condamn@, na Galeria de Arta Verde (exposição coletiva, Bucareste, 2019); Essências inventariadas (coleção daFilip art Gallery), no Museu distrital Alexandru Stefulescu (exposição coletiva, Târgu Jiu, 2023). Foi-lhe concedido o Prémio de excelência pelo Sommet Européen Scientifique des Affaires et des Innovations Européens (parte do Grupo de Amizade Franco-Romeno do Senado francês) como reconhecimento do valor da atividade artística fora da Roménia (Paris, Palácio Brongniart, 2023). As suas obras integram coleções privadas na Roménia e no estrangeiro, bem como o espaço expositivo da Universidade de Lisboa.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
101,600,518