Encontros
Real Social: conversas entre o movimento neorrealista e o tempo presente | Com Ana Biscaia, Joana Ferrajão e Maria Moura Baptista
António Pedro Pita e um conjunto de convidados conversarão com os nossos públicos sobre a relação e tensão entre a teoria e a criação artística neorrealistas e o binómio arte e revolução. Como sempre, estas conversas querem-se participadas e informais e terão transmissão online.
30 Jan 2025 | 18h00
— António Pedro Pita
30 de janeiro, 18h
Oficina Municipal do Teatro
Entrada livre
António Pedro Pita
Professor catedrático aposentado (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação). Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX/UC, do qual foi Coordenador Científico. Diretor Científico do Museu do Neo-Realismo (2014-2017).Delegado Regional da Cultura do Centro (2005-2007). Diretor Regional de Cultura do Centro (2007-2011). Presidente da Direção da Associação de Professores de Filosofia (1988-1992; 1998-2000).Trabalha nas áreas da filosofia (estética e filosofia política) e da cultura contemporânea.
Ana Biscaia nasceu em 1978. Designer gráfica e ilustradora. Estudou ilustração (Master of Fine Arts) em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. O seu primeiro livro ilustrado, Negrume (publicado pela &etc., com texto de Amadeu Baptista), data de 2006. Ilustrou Poesia de Luís de Camões para Todos (seleção e organização de José António Gomes), antologia que mereceu, em 2009, uma distinção do júri do Prémio Nacional de Ilustração. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012, pelo livro A Cadeira que Queria Ser Sofá, de Clovis Levi. O seu trabalho para O Carnaval dos Animais, de Rui Caeiro, foi também selecionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design. Com João Pedro Mésseder, editou, em 2014, o livro Que Luz Estarias a Ler? e, em 2015, Poemas do Conta-Gotas e em 2017 Clube Mediterrâneo - doze fotogramas e uma devoração, livro que, em 2019, foi galardoado na 12.ª edição do «Image of the Book», Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros. Feira Internacional do Livro de Moscovo, categoria design de livro/livro de autor. Em 2022, o livro O retrato (aquilo que não se vê), recebeu o BRAW Bologna Ragazzi Award - The most amazing bookshelf. Fundou a Xerefé, pequena editora de livros ilustrados.
Joana Ferrajão
2001, Vila Real. Estreou-se na área do teatro com Ángel Fragua e Mara Correia (Aquella Companhia). Tem vindo a trabalhar com as estruturas artísticas como a Associação Cultural Apura, Marionet, Ponto Associação, Visões Úteis e Urze Teatro, como atriz e dramaturga. Em 2024, escreveu e dirigiu o seu primeiro espetáculo "O Carteiro Morre Sempre Duas Vezes", projeto vencedor do concurso de Apoio a Projetos Emergentes do Teatro de Vila Real.
É licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), no âmbito da qual participou na coordenação do Laboratório de Investigação de Práticas Artísticas (LIPA) e onde frequenta o Mestrado de Literatura de Língua Portuguesa. Publicou o livro "À Luz dos Pirilampos" (Poética Edições, 2021), com o apoio da DRCN, poemas e outros textos no jornal "O Palhinhas" (2021-2023), na revista afro-luso-brasileira Txon (2023), na fanzine "Inacabada" (Associação Lúcia-Lima, 2023) e o texto dramático "Mona" no livro Cartografia da Dramaturgia Portuguesa Sub-20, organizado pelo Teatro Nova Europa (Húmus, 2023).
No respeita a projetos de programação, integrou a direção do Festival Peça-Palavra (2023), organizado pelo Teatro Experimental Kagadal (TEK) e foi responsável pela edição 2023/2024 do programa “Fogo de Campo”, das Visões Úteis.
Maria Moura Baptista, de 25 anos, natural de Coimbra, é licenciada em Enfermagem, com Pós-Graduação em Investigação Clínica. Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Paralelamente ao percurso académico, colabora como jornalista cultural na revista online Cinema Sétima Arte. Integra a equipa do Festival Caminhos do Cinema Português como produtora e possui experiência em produção executiva na área do cinema.