"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Moldar, Riscar, Pintar: do barro se faz arte"

Exposição de fotografias organizada pela Câmara Municipal de Redondo, em colaboração com a Unidade de Cultura da CCDR Alentejo.

23 Jan a 23 Fev 2025

Casa de Burgos - Direção Regional de Cultura do Alentejo
Rua de Burgos, 5700-863 Évora

A seleção de fotografias de Pedro Vilhena e José Miguel Soares resulta do levantamento das artes oleiras de Redondo (no âmbito do Projeto TERRA - Salvaguarda e Valorização da Cerâmica Tradicional de Redondo), das sequências produtivas e do Saber-fazer Oleiro de Redondo realizado em cada uma das quatro olarias em atividade – Olaria Baeta, Olaria Jeremias, Olaria Pirraça e Olaria XT.

O conjunto fotográfico obtido integrou a documentação do pedido de inscrição das “Técnicas de Decoração da Olaria de Redondo “ no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (salvaguarda urgente), tendo o anúncio dessa inscrição sido publicado em Diário da República em Dezembro de 2024 (Anúncio n.º 300/2024, Diário da República n.º 238/2024, Série II de 2024-12-09).

A inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial (salvaguarda urgente) vem reconhecer a importância da sua dimensão histórica, social e cultural em Redondo, bem como a identidade da comunidade, grupos e indivíduos que a praticam, tendo este processo apenas sido possível em estreita colaboração com todos aqueles que hoje mantêm a Tradição viva: Oleiros e Pintoras.

A exposição poderá ser visitada de 2ªf a 6ªf, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora.

Agenda
Teatro

A Colónia

Teatro Nacional São João 23 Jan a 26 Jan 2025

Ver mais eventos
Visitas
101,561,702