Teatro
Auto das Anfitriãs
No próximo dia 27 de março, o Teatro Nacional D. Maria II celebra o Dia Mundial do Teatro com a estreia de um novo espetáculo e a inauguração de uma nova sala de espetáculos na cidade de Lisboa, em parceria com a Largo Residências: a Sala Estúdio Valentim de Barros, localizada nos Jardins do Bombarda (no recinto do antigo Hospital Miguel Bombarda).

27 Mar a 13 Abr 2025
Auto das Anfitriãs, espetáculo de Inês Vaz e Pedro Baptista, a partir de Luís de Camões, inaugura a nova Sala Estúdio Valentim de Barros, no dia 27 de março, ficando em cena neste mesmo espaço até dia 13 de abril.
Auto chamado dos Enfatriões é uma das três peças de teatro escritas por Luís de Camões e aquela que mais se inspirou no teatro grego (Anfitrião, de Plauto). É, por isso, uma peça a partir de uma peça a partir de um mito. A trama de Anfitrião e Almena foi (re)escrita muitas vezes ao longo dos tempos: depois de Plauto veio, não só, Camões, mas também Molière, John Dryden, Heinrich von Kleist, Giselher Klebe, Jean-Luc Godard e outros tantos.
No momento em que se assinalam 500 anos do nascimento de Camões, Inês Vaz e Pedro Baptista regressam ao mito de Anfitrião e Almena, com Auto das Anfitriãs. A partir do texto de Camões, esta é uma peça de enganos e confusões, que, atendendo à efeméride, surge em jeito de celebração, procurando ainda questionar alguns alicerces da atualidade.
Em palco, estão quatro intérpretes – Cire Ndiaye, Inês Vaz, João Grosso e José Neves – num espetáculo que conta ainda com a participação especial de Tita Maravilha e canções originais de As Docinhas e Tita Maravilha & Menino da Mãe.
Uma produção do Teatro Nacional D. Maria II, Auto das Anfitriãs é apresentada no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e integra ainda o projeto Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, que promove o acesso à cultura e o desenvolvimento e valorização de públicos, com especial foco nos territórios do país de baixa densidade populacional.
Depois da estreia em Lisboa, de 27 de março a 13 de abril, Auto das Anfitriãs inicia uma digressão por 12 concelhos do país, no âmbito do Próxima Cena (Beja, Celorico da Beira, Fafe, Gouveia, Lagoa, Miranda do Corvo, Mirandela, Paredes de Coura, Pombal, Santarém, Sines e Vale de Cambra), com sessões para o público em geral e sessões para escolas, dirigidas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
>> Bilhetes