"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Oficina de Iniciação à Tecelagem Manual

Da seleção das fibras à montagem da teia, vamos familiarizar-nos com as bases desta técnica, num tear de 4 quadros.

15 Fev 2025  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

Promover as artes e ofícios tradicionais, criar pontes com as coleções do Museu do Oriente em contexto lúdico-pedagógico são os grandes objetivos desta oficina, que se divide em duas sessões, e que terá como ponto de partida e de inspiração os padrões de um objeto exposto no Museu. Cada um dos participantes terá ao dispor um tear de quatro quadros e uma urdideira onde, depois da seleção das fibras, vai urdir, montar a teia no tear e tecer, de acordo com um projeto individual de trabalho previamente definido. Será feita uma breve introdução ao debuxo. Esta oficina pressupõe conhecimentos simples de tecelagem manual de baixo liço. 

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Isabel Bordaleiro

É artesã, formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional desde 1998 e do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Ministério da Educação desde 2001. Descobre a sua vocação em várias ações de formação na área da tecelagem manual e tapeçaria, entre as quais se destaca um curso ministrado pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Inicia o seu percurso profissional em 1989 e conta com vários prémios na categoria de Artesanato Contemporâneo. Na sua oficina, à recuperação das técnicas ancestrais junta criatividade e experimentalismo, num processo que lhe permite desenvolver novas texturas e estruturas ao nível do têxtil manual. Na vertente do ensino e formação profissional participou, como formadora, em inúmeros cursos promovidos por diversas entidades, nomeadamente o Instituto de Emprego e Formação Profissional. Atualmente orienta estágios de alunos de cursos artísticos de diversos agrupamentos escolares e apoia regularmente alguns grupos de trabalho.

(www.isabelbordaleiro.com)

Horas 10.00 às 18.00
Público-alvo M/ 16 anos [idade indicativa]
Participantes Mín. 3, máx. 5
Preço €80 [inclui materiais]
Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,162,655