Exposições
“O Limite como Impulso” é a primeira exposição de 2025 a inaugurar no ‘Art in Forum’ do Forum Madeira
A exposição multidisciplinar "O Limite Como Impulso", organizada pelo Projeto InFinito, inaugura no próximo dia 16 de janeiro de 2025, às 18h, no Art in Forum, piso 1 do Fórum Madeira.
16 Jan a 31 Jan 2025
Coletivo Mirone – Grafitti/Artes Plásticas
“Mirone” é uma expressão artística que nasce, no Alentejo, em 2022, enquanto coletivo de artistas que faz da observação atenta da vida quotidiana parte essencial das suas obras. Munidos de latas de tinta, usam os murais para transmitir a sua mensagem. O “mirone” representa uma janela para o mundo observado com olhos curiosos e uma mente incisiva.
Samuel – Pintura a óleo
O artista diz ser muito influenciado pela nostalgia da sua infância - um sentimento de saudade num Jungian puer aeternus. Essa saudade traz aspetos que ficam na memória escondida, exposta e fundida no seu trabalho, com a noção de que a memória é mentirosa e está para sempre tingida pela narrativa do arrependimento. Através de uma série de pinturas evocativas, o artista convida o público a refletir sobre a natureza ilimitada do tempo, espaço e pensamento.
Mariana Valle Lima – Fotografia
Mariana Valle Lima é lisboeta de gema e formada em jornalismo, mas está convencida que escreve melhor por imagens. Foi fotógrafa e videógrafa da revista Time Out durante 7 anos. Gosta de fotografia documental e ultimamente apurou o gosto pela fotografia de comida. A fotografia de Mariana Valle Lima é uma ode ao mundano. A simplicidade das coisas que a rodeiam e da luz que incide sobre elas é essencialmente o que a faz querer fotografar.
Old Boy – Ilustração Digital
O artista brasileiro estreia-se fora do país nesta exposição. Nos seus trabalhos procura fazer uma reflexão sobre as vivências, alegrias e dores inerentes à condição humana. Com um traço corrosivo e influenciado pelo “freak e weirdo”, Patrick Antunes produz os seus trabalhos de ilustração digital autorais com o seu alter ego Old Boy.
Samuel Jarimba – Ilustração tradicional
Nascido na Madeira, em Machico, Samuel é Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e pela Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo - Universidade de Buenos Aires. Nesta exposição o artista apresenta-nos páginas finitas que revelam histórias múltiplas de viagens circulares à descoberta do infinito. Com este trabalho artístico propõe-se a explorar o pensar paradoxal de homens que procuram um valor absoluto através da sua abstração.
A exposição "O Limite Como Impulso" já esteve presente no Festival Multidisciplinar InFinito, passou pelo Museu Casa da Electricidade e o Art in Forum, no Forum Madeira, foi o espaço eleito para ser exibida pela última vez aos olhos do grande público. Inaugura no próximo dia 16 de janeiro de 2025, às 18h, no Art in Forum, no Fórum Madeira.
Sobre o Projeto InFinito:
O Projeto InFinito acredita na arte como uma ferramenta transformadora. Com este conceito em mente, são organizados bianualmente, o Festival Multidisciplinar InFinito e as Oficinas Criativas InFinito. Presente no panorama artístico da Ilha da Madeira desde 2022, o Festival Multidisciplinar InFinito conta com a participação de mais de 70 artistas regionais, nacionais e internacionais na sua totalidade, promovendo a colaboração entre os mesmos e a criação de obras artísticas únicas. As oficinas contêm um cariz social. Esta dimensão do Projeto inaugurou-se em 2023 com a participação de 8 utentes da Associação Protetora dos Pobres em oficinas dinamizadas nas áreas de literatura, artes plásticas, música e teatro. Os dez dias de aprendizagem culminaram num evento final onde foram expostos os resultados, na forma de mostra artística multidisciplinar.
Após 3 anos de sucesso, O Projeto InFinito pretende continuar a contribuir para o panorama sociocultural e artístico da Ilha da Madeira, promovendo a colaboração, criação e transformação pessoal através da arte.