Exposições
"Flores e outras pinturas"
Primeira exposição individual de Luís Paulo Costa na Galeria 111, marcando o inicio de uma nova parceria artística.
11 Jan a 8 Mar 2025
Nas palavras do artista. “Não sei exatamente como nem porquê comecei a pintar flores. Estava cansado no final do ano mas precisava de pintar. Dei por mim a pintar flores. Passado pouco tempo as flores levaram-me a pintar corpos, sozinhos ou acompanhados, de natureza sexual muito evidente. Pareceu-me muito natural como uma coisa levou à outra. As flores já estavam marcadas por essa carga sexual. Olho agora para estas pinturas, das flores e dos corpos, atravessadas por um pulsar sexual unificador, e sinto que fazem parte da mesma matéria, são parte do mesmo território.”
Pinturas de flores e de corpos, apresentando a sua natureza marcadamente sexual. O sexo é o território onde estes trabalhos se inscrevem, de modo mais explicito ou pelo contrário, de construção mais indefinida, são pinturas marcadas por um pulsar de desejo convidando a entrar e participar na construção de um sentido possível para estes trabalhos. São pinturas para ver de perto, olhos nos olhos, corpo-a-corpo, lugares de intimidade para uma experiência do ver e sentir.
Serão apresentadas ainda quatro pinturas sobre tela de formatos maiores unidas pelo mesmo assunto. São céus pintados. Pinturas de céus. “É bom acordar, beber um café, olhar para cima e ver o céu, ver como o céu se dá a ver, uma coisa para partilhar, olhar o céu e seguir em frente. O dia está só a começar ... “.