"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Monstrare regressa a Loulé e integra a programação do Algarve Film Week

11ª Edição programa sessões de documentário, curtas e longas-metragens, masterclasses, workshops e tem como convidado o Festival MotelX.

Flow, de Gints Zilbalodis

18 Jan a 25 Jan 2025

Loulé

Monstrare - Mostra Internacional de Cinema Social, regressa de 18 a 25 de janeiro de 2025 a Loulé para a sua 11ª edição, e volta a integrar a programação do Algarve Film Week, com especial atenção ao momento de transição que o mundo atualmente vive. Composta por documentários, curtas e longas-metragens, assim como workshops, talks, momentos dirigidos à indústria e um programa do festival MotelX, esta mostra é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé através do Loulé Film Office e é de entrada livre.

A Monstrare arranca no Auditório Solar da Música Nova, no sábado, dia 18 de janeiro às 17h, para apresentação do Programa de Apoio Audiovisual e logo a seguir, às 18h é apresentada a performance {EYE} Cult. 

No domingo, dá-se início à programação de cinema com a exibição de um filme para toda a família, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil: “Robot Dreams - Amigos Improváveis”, um filme de animação realizado por Pablo Berger, que narra a história da amizade entre um cão e um robot e que se passa em Nova Iorque nos anos 80.

Nesta edição de 2025, o Algarve Filme Week convida o festival lisboeta MotelX, dedicado a filmes de terror, para programar dois dias inéditos: na segunda-feira, dia 20 de janeiro, são exibidos os filmes “Flow” de Gints Zilbalodis, uma animação premiada tanto pelo público como pelo júri no Annecy International Animation Film Festival, o maior festival de animação do mundo, e que ainda arrecadou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação;e “Oddity”, o novo filme de terror paranormal do irlandês Damian McCarthy, que teve a sua estreia no passado mês de setembro no Festival MOTELX. Para este dia, está ainda programado um workshop prático de cinema intitulado “Cria a tua Própria História de Terror”. Já no dia seguinte, às 14h, é apresentada a “Melhor Curta Portuguesa MotelX” e à noite o filme “Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person” de Ariane Louis-Seize, um coming-of-age com uma dose de humor negro, romance e terror que ganhou o prémio de Melhor Realização na secção paralela Giornate degli Autori do Festival de Veneza em 2023.

“A Rapariga Que Caminhava Sobre a Neve”, a mais recente curta-metragem de animação do premiado realizador Bruno Carnide, é exibida na EB 2/3 D. Dinis, em Quarteira no dia 22 de janeiro. À noite, no Cineteatro Louletano, em antestreia nacional, é exibido o filme “Noites Claras”, escrito e realizado por Paulo Filipe Monteiro, filme que teve a sua estreia no Festival del Cinema Europeo, em Itália.

Realizado por Oliver Stone o documentário “Energia Nuclear Já!”, que marca um statement relativamente ao medo sobre a radiação inofensiva de baixo nível e a confusão entre armas nucleares e energia nuclear, é exibido no dia 23 de janeiro às 21h no Cineteatro Louletano.

Na noite do dia 24 de janeiro, também no Cineteatro Louletano é exibido pela primeira vez no nosso país o filme “L’Empire” de Bruno Dumont, filme vencedor do Prémio do Júri na Berlinale 2024.

"Lindo" de Margarida Gramaxo encerra a programação de cinema no dia 25 e janeiro, às 14h30. Este documentário ficcional acompanha um caçador de tartarugas da Ilha de Príncipe, que decide mudar de vida para começar a proteger esta espécie marinha contra os seus predadores.

Workshops, Talk e Encontros
No âmbito do programa do Algarve Film Week, terão lugar várias iniciativas ligadas ao cinema, como o workshop “Candidatura e Financiamento para Cinema” com o produtor Bernardo Lopes, que se realiza nos dias 22 e 23 de janeiro, das 18h às 20h, na Black Box do Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil. Na sexta-feira, dia 24 de janeiro, às 18h, realiza-se mais um encontro destinado a profissionais da área do cinema no Bar do Cineteatro Louletano.

Para encerrar uma semana dedicada ao cinema, haverá o jantar Algarve Film Week no Palácio Gama Lobo, dia 25 de janeiro, às 21h.

Prémios Cinetendinha
Os Prémios Cinetendinha, promovidos pelo jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, premeiam os melhores filmes e interpretações, atraindo para Loulé as principais caras do cinema em Portugal. Esta será a 5.ª edição desta cerimónia que se realiza no sábado, dia 25 de janeiro, às 18h no Cineteatro Louletano.

A Monstrare é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, e integra a programação do Algarve Film Week, uma iniciativa que reúne vários eventos cinematográficos e que conta com o apoio institucional do ICA, do Plano Nacional de Cinema e do Cineteatro Louletano.

P R O G R A M A

8 de janeiro, sábado
17h: Abertura Oficial do Festival Algarve Film Week e Apresentação do Programa de Apoio Audiovisual [Auditório Solar da Música Nova]
18h: Performance {EYE} Cult [Auditório Solar da Música Nova]

19 de janeiro, domingo
15h: “Robot Dreams - Amigos Improváveis” de Pablo Berger [Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil, Black Box] – Monstrare

20 de janeiro, segunda-feira – Festival Convidado: MotelX
10h30: “Flow” de Gints Zilbalodis [EB 2/3 Dr. António Sousa Agostinho, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil, Black Box]
14h: Workshop Prático de Cinema “Cria a tua Própria História de Terror” [Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil, Black Box]
21h: "Oddity” de Damian McCarthy [Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil, Black Box]

21 de janeiro, terça-feira – Festival Convidado: MotelX
14h: "Melhor Curta Portuguesa MotelX” [Escola Secundária de Loulé]
21h: “Humanist Vampire Seeking Consenting Suicidal Person” de Ariane Louis-Seiz [Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil, Black Box] 

22 de janeiro, quarta-feira
15h: “A Rapariga Que Caminhava Sobre a Neve” de Bruno Carnide [EB 2/3 D. Dinis, Quarteira] – Monstrare
18h às 20h: Workshop com Bernardo Lopes “Candidatura e Financiamento para Cinema” [Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil, na Black Box] – Algarve Film Week
 21h: “Noites Claras” de Paulo Filipe Monteiro - Antestreia Nacional Filme [Cineteatro Louletano] – Monstrare

23 de janeiro, quinta-feira
18h às 20h: Workshop com Bernardo Lopes “Candidatura e Financiamento para Cinema” [Pavilhão Multiusos 25 de Abril em Almancil, na Black Box] - Algarve Film Week
21h: “Energia Nuclear Já!” de Oliver Stone [Cineteatro Louletano] – Monstrare

24 de janeiro, sexta-feira
18h: Talk Indústria [Bar do Cineteatro Louletano] - Algarve Film Week
21h: “L´Empire” de Bruno Dumont [Cineteatro Louletano] – Monstrare

25 de janeiro, sábado
14h30: "Lindo" de Margarida Gramaxo [Cineteatro Louletano] - Monstrare
18h: Prémios Cinetendinha [Cineteatro Louletano] - Prémios Cinetendinha
20h: Jantar Algarve Film Week [Palácio Gama Lobo] - Algarve Film Week

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,357,762