"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

O Poder Terapêutico do Som: voz, mantras e vibração

Através da prática ancestral dos mantras, vamos desvendar o poder do som e da voz na criação de espaços de relaxamento.

1 Fev 2025  |  14h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Da palavra à criação. Tudo o que pensamos, ouvimos e entoamos pode contribuir para a regulação do nosso sistema nervoso.

Como implementar no quotidiano práticas criativas, curadoras e conscientes através do som?

Sabia que o “zumzum” das abelhas é entoado a 528 hertz, a frequência da natureza, que promove a cura do corpo humano e da mente, estimulando paz, tranquilidade e restauração das energias? Ou que a cadência do ritmo das ondas do mar é reconhecida como familiar pelo nosso sistema nervoso central, auxiliando-o assim na sua auto-regulação?

Já se questionou como a tecnologia da escuta e da vocalização é altamente diferenciada e avançada? Como poderemos reconhecer a engenharia natural do nosso corpo e colocá-la ao serviço do nosso bem-estar?

A prática da oração e dos mantras é, em todo Mundo, reconhecida como milenar. Apesar da distância, várias culturas ancestrais usam a voz como ponte entre espírito, mente e ação. Nesta oficina, vamos invocar a voz como ferramenta de criação de espaços de relaxamento e criatividade.

OBJETIVOS
Explorar a voz como uma ferramenta de auto-conhecimento e bem-estar
Pesquisar o som como ativador criativo
Explorar a harmonia, ressonância e reverberação
Desenvolver a escuta ativa
Reconhecer os aparelhos auditivo e vocal
Ativar uma respiração consciente
Estimular a descoberta de recursos internos criativos que contribuem para o bem-estar

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Ana Pracaschandra, artista luso-indiana e de nome artístico Chandi, é formadora desde 2009 no âmbito da comunicação, desenvolvimento pessoal e profissional, expressões e teatro, trabalhando com os mais diversos públicos.  Atriz desde 2002 e vivendo na pele o poder curandeiro da expressão, publicou o seu primeiro livro (O Grito da Bananeira) em 2018 (Portugal, Cabo Verde, Alemanha, Itália e Brasil) e está prestes a lançar o seu primeiro disco de originais, ambas obras artísticas focadas nas temáticas do regresso ao lar, migração, identidade e auto-conhecimento.  Trabalhou como jornalista na área cultural entre 2010 a 2018 para vários meios, experiência que automaticamente a fez compreender a importância da partilha das estórias pessoais, como inspiração para a mudança positiva e despertar da voz autêntica de cada um de nós.  Atua no seu percurso profissional e background pessoal com as coordenadas: “Pedagogia, Arte e Natureza”,  num caminho  para a humanização dos projetos, serviços e instituições por onde passa. Licenciada em Comunicação Social e Cultural (Universidade Católica) e Mestranda em Teatro e Comunidade (ESTC); pós-graduada em Técnicas Expressivas Aplicadas: Saúde, Organizações e Comunidade (ISLA) e em Ciências da Comunicação: Comunicação, Organização e Liderança (Universidade Católica Portuguesa). Especializada em Meisner Technique (John Frey) e Técnica de Clown (Caroline Dream, Mick Barnfather). Líder de Música na Comunidade (Musicians Without Borders) e Facilitadora de Yoga do Riso (Madan Kataria). Estudante de Psicoterapia Somática e Biossíntese no Centro de Psicoterapia Somática e Biossíntese. Life Coach certificada pela ICF. Terapeuta de Reiki e Barras de Access. 

Horas 14.00 às 18.00
Público-alvo M/16 anos [idade indicativa]
Participantes Mín. 6, máx. 20
Preço € 40
Comprar
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,145,220