"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Jean-Claude Biette - O Teatro das Matérias

Jean-Claude Biette (1942-2003) começou por ser um notável crítico de cinema, especialmente nas páginas dos Cahiers du Cinéma, para onde começou a escrever em 1964, parceiro de geração de Serge Daney ou Louis Skorecki.

"Três Pontes sobre o Rio" de Jean-Claude Biette

8 Jan a 31 Jan 2025

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39, 1269-059 Lisboa

Como outros nomes dessa e da geração anterior de críticos, passou mais tarde à realização, sem nunca ter abandonado a prática da reflexão escrita sobre cinema, porque Biette escreveu e publicou até ao fim da vida. Como realizador, a obra de Biette tem pontos de contacto com uma secção relativamente secreta do cinema francês dos anos 1970, aquela que foi lançada sob os auspícios da produtora Diagonale de Paul Vecchiali, e onde se podem incluir nomes como os de Jean-Claude Guiguet ou Marie-Claude Treilhou (para além do próprio Vecchiali). (…) São as sete longas-metragens que Biette realizou entre 1977 e 2003 (o ano da sua morte, sucedida antes da estreia do derradeiro título, SALTIMBANK) que fazem o objeto deste Ciclo (as curtas, onde se inclui um episódio de um filme de conjunto dos realizadores da Diagonale, ficam prometidas para fevereiro, numa retrospetiva dedicada ao trabalho da casa produtora de Vecchiali). Cinemateca Portuguesa

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,290,703