"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Geometries of Silence - Exposição de Nuno Moreira

O Arquivo Aires Mateus apresenta a exposição de Nuno Moreira, um conjunto singular de fotografias a preto e branco onde a relação entre espaço e forma é explorada com profundidade, convidando à reflexão e à introspeção.

17 Jan a 31 Jan 2025

Arquivo Aires Mateus
Rua Silva de Carvalho 175, R/C, Lisboa
Preço
Entrada livre
Esta exposição reúne uma seleção de obras desenvolvidas por Nuno Moreira ao longo dos últimos oito anos, num projeto em contínua transformação que teve início durante uma residência artística no Museu da Luz, em 2017.

As imagens expostas são concebidas como fragmentos de uma narrativa visual mais extensa que convidam o observador a uma experiência interpretativa. As composições, de caráter minimalista, exploram a interação entre luz e sombra, recorrente no trabalho do autor. Nesta série, o figurativo é anulado e transferido para linhas estruturais, texturas ricas, pontos de fuga acentuados e transições arquitetónicas, como entradas e passagens. As imagens são marcadas por um estilo decadente e simbólico, a paleta monocromática intensifica a percepção dos ambientes, instigando o público a refletir sobre a aleatoriedade das espaços fotografados e a beleza latente em cenários aparentemente despojados.

Geometries of Silence propõe um confronto entre as expectativas do espectador e a interpretação de territórios indefinidos, onde o vazio assume um papel construtivo, funcionando como catalisador de novos significados. A imobilidade das cenas e a depuração formal das composições criam uma atmosfera introspectiva, na qual o silêncio é amplificado por linhas precisas, contrastes profundos e sombras envolventes.

Nuno Moreira é um artista visual e autor que expõe regularmente desde 2006, tanto em Portugal como no estrangeiro. Formado em Cinema e especializado em design editorial, utiliza a fotografia como principal meio de investigação para explorar aspectos formais da luz e sombra, o desconhecido e os limites do corpo, criando composições visuais profundamente poéticas. A sua prática artística, frequentemente materializada em livros de artista, inclui obras em coleções públicas e privadas, com destaque para State of Mind (2013), ZONA (2015), She Looks into Me (2018) e ERRATA (2020).

INAUGURAÇÃO: 17 de janeiro de 2025, 19h
VISITA GUIADA: 18 de janeiro, pelas 17h
FECHO: 31 de janeiro, 19h
HORÁRIO DE VISITAS: 6ªs, sábados e domingos, das 16h-20h
OUTRAS VISITAS POR MARCAÇÃO: 914376440
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,328,124