Música
Lusitanian Ghosts juntam-se a Orquestra Metropolitana de Lisboa para concerto único
O coletivo luso-sueco Lusitanian Ghosts mistura os cordofones regionais portugueses (Violas Amarantina, Braguesa, Campaniça e Terceira) com sonoridades contemporâneas como o rock, os cantautores e a música alternativa.
4 Jul 2025 | 21h00
Com três álbuns lançados, os Lusitanian Ghosts têm sido pioneiros na exploração estética dos cordofones tradicionais, sobretudo na sua internacionalização. Neste exercício, em que a cultura portuguesa se mistura com a do mundo (e vice-versa) o coletivo tem na sua génese a componente cosmopolita: um dos fundadores é sueco, outro luso-canadiano, as violas são portuguesas, as letras são em inglês, os produtores já foram um pouco de todo o mundo e a música é uma fusão de tudo isto.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa é uma referência não só ao nível do ensino de música em Portugal, como na preparação de espectáculos especiais e celebrativos. Desta vez, juntam-se a um projecto inovador e desafiante, fora dos territórios habitualmente explorados, misturando-se o universo do folk, dos cantautores e do rock com a música erudita.
Estarão em palco:
Neil Leyton: Voz
Mikael Lundin: Voz e Viola Amarantina
Tó Zé Bexiga: Viola Campaniça
Abel Beja: Viola Terceirense
Janne Olson: Baixo, Viola Beirão
João Sousa: Bateria e Adufe
Maestro Rui Ribeiro
Orquestra Metropolitana de Lisboa