"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Marco da Silva Ferreira apresenta o espetáculo de dança “CARCAÇA”

Após intensa digressão nacional e internacional, a 25 de janeiro (sábado), às 21h30 no Teatro Municipal da Covilhã, Marco da Silva Ferreira apresenta o espetáculo de dança vencedor em 2023 do prémio de Melhor Coreografia atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

25 Jan 2025  |  21h30

Teatro Municipal da Covilhã
Rua Ruy Faleiro, nº 1 a 5, 6200-194 Covilhã
Em CARCAÇA, Marco da Silva Ferreira utiliza a dança como uma ferramenta para pesquisar a comunidade, para construção de uma identidade coletiva, de memória e cristalização cultural.

Um elenco de 10 intérpretes forma um coletivo que pesquisa sobre a identidade coletiva através de um fluxo físico, intuitivo e despretensioso do corpo, da dança e da construção cultural. Partem de trabalho de pernas (footwork) que lhes é familiar, oriundo do clubbing, dos ball’s, das “battles das cyphers” e do estúdio para se aproximarem de danças folclóricas padronizadas e imutáveis relacionadas com a sua memória/herança. Em “CARCAÇA”, propõe-se um exercício que integra o passado e o presente.

Os movimentos dos bailarinos são acompanhados pela bateria tocada por João Pais Filipe e música eletrónica de Luís Pestana. Estes elementos, apresentados ao vivo, constituem uma banda sonora acelerada que interliga referências de música tradicional (como fanfarras e marchas), música pós-moderna e música de clube (Techno/Trance/Dub).

Pelo seu trabalho em “CARCAÇA”, o coreógrafo português é finalista na primeira edição do Prémio Internacional de Dança Rose 2025, promovido pelo teatro londrino Saddler’s Wells, na categoria “coreógrafos consagrados” (vencedor é conhecido a 10 de fevereiro).

» Comprar bilhetes
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,424,963