Música
Coming Together pela JOP – Jovem Orquestra Portuguesa
Uma obra-prima do nosso tempo, Coming Together, de Frederic Rzewski (1938-2021), combina um texto magnífico de Sam Melville (assassinado na prisão de Attica, Nova Iorque, em 1971) e a música, através do engenho criativo de um dos mais originais criadores do Séc. XX/XXI.
5 Jan 2025 | 17h30
No inabalável fulgor efervescente contra as injustiças sociais, Rzewski utiliza uma única linha melódica, uma pulsação vital que floresce através da flexibilidade da improvisação, num extraordinário cruzamento entre o cânone medieval e as origens do minimalismo de Terry Riley. Num indomável vórtex criativo e citando a sua própria música e celebradas composições de Berlioz, Bizet, Richard Strauss, a Quinta Sinfonia de Shostakovich inspira o ouvinte a uma reflexão sobre a violência, a propaganda, o júbilo e a comemoração forçada.
Este concerto em forma de reflexão coletiva é celebrado pela energia incandescente da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), a orquestra nacional de jovens, embaixadora do talento de Portugal na Europa e no Mundo, constituída por jovens músicos, com idades compreendidas entre os 14 e os 28 anos, selecionados através de audições em todo o território nacional (Norte, Centro, Sul, Açores e Madeira), todos os anos, sem distinção de origem académica ou capacidade financeira, promovendo a sua especialização, formação e lançamento no mercado de trabalho.
Programa
Coming Together, Frederic Rzewski
Sinfonia n.º 5, em Ré menor, op. 47, Dmitri Shostakovitch