Encontros
UA assinala uns sustentáveis 51 anos com ministro e Honoris Causa a Lídia Jorge
A Universidade de Aveiro (UA) assinala 51 anos, a 18 de dezembro, homenageando a escritora Lídia Jorge, na presença do ministro Fernando Alexandre e com uma particularidade: a cerimónia decorre no âmbito da Política de Gestão Sustentável de Eventos da UA.
18 Dez 2024 | 15h00
Assim, a colaboração da comunidade será especialmente relevante. O início está marcado para as 15h00, no auditório Renato Araújo.
A escritora Lídia Jorge, nascida em Boliqueime em 1946, vai ser distinguida com o Doutoramento Honoris Causa durante a cerimónia. Isabel Cristina Rodrigues, professora do Departamento de Línguas e Culturas, será a madrinha apresentando as razões que justificam a atribuição desta distinção honorária da UA.
A proposta, levada ao Conselho Científico da UA, de atribuição da distinção à escritora que se estreou no romance com “O Dia dos Prodígios”, sublinha a “familiaridade espiritual” que existe entre os valores que pautam a atuação da UA enquanto instituição de ensino superior e os valores representados na obra da escritora, nomeadamente: “a preservação da dignidade humana, o equitativo acesso do ser humano à educação e ao conhecimento, a defesa e a mobilização do pensamento crítico como modo de intervir no tempo e na História”.
A obra de Lídia Jorge tem sido estudada em trabalhos académicos desenvolvidos na UA e abordada em publicações de investigadores e professores do Departamento de Línguas e Culturas. Da sua autoria, para além de romances, há ainda contos para crianças e para adultos, textos dramáticos, ensaios e crónicas. A própria autora realizou sessões e encontros no campus sobre a sua produção e sobre literatura.
Entre as muitas distinções que lhe foram atribuídas, pode destacar-se a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e o título de Dama da Ordem das Artes e das Letras de França, ambos atribuídos em 2005, sendo posteriormente elevada ao grau de Oficial desta ordem honorífica francesa, em 2015. Na enorme lista de distinções literárias, em Portugal e no estrangeiro, houve quatro atribuídas em 2023, pelo romance Misericórdia: Prémio Eduardo Lourenço – Centro de Estudos Ibéricos (2023); Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues – FENPROF (2023); Prémio do PEN Clube Português de narrativa (2023) e Prémio Literário Fernando Namora (2023). Esta mesma obra foi a primeira em língua portuguesa a receber o Prémio Médicis para melhor livro estrangeiro, distinção que Lídia Jorge recebeu ex aequo com a escritora coreana Han Kang, Prémio Nobel da Literatura de 2024.
Exposição: resumo gráfico das Conversas de Ousadia e Liberdade
O Ciclo de Conversas “Ousadia e Liberdade” foi uma das atividades do Programa de Comemoração dos 50 anos da UA. Para documentar essas conversas e as discussões que decorreram nesse âmbito, entre outros suportes, elaboraram-se resumos gráficos de cada uma das conversas, num trabalho original e criativo enquadrado na investigação de doutoramento de Gil Moreira. A UA adquiriu os direitos sobre estes documentos gráficos e vai expô-los publicamente para memória futura.
Os painéis, que constituem resumos gráficos de cada conversa de "Ousadia e Liberdade", vão estar expostos no Hall de Exposições da Reitoria, “Resumo Gráfico: Conversas Ousadia e Liberdade” entre 18 de dezembro e 31 de janeiro.
UA aposta nos eventos sustentáveis
O Plano Estratégico da Universidade de Aveiro para 2023-2026 estabelece a sustentabilidade ambiental, económica e social como pilares fundamentais em todas as suas atividades. A UA incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas suas práticas pedagógicas, com ênfase na educação de qualidade e inclusiva e na aprendizagem ao longo da vida, promovendo um ensino inclusivo através do GUIA – Gabinete de Apoio ao Estudante e de atividades de capacitação, via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Neste sentido, a UA assumiu o compromisso de tornar os seus eventos mais sustentáveis, enquadrados na norma ISO 20121 de Gestão Sustentável de Eventos, que se aplica, tal como pressupõe o conceito de sustentabilidade, nas vertentes social, económica e ambiental.
A cerimónia em que a UA assinalará os seus 51 anos está a ser organizada neste pressuposto. A comunidade académica, parceiros e convidados, para além de se envolverem nas comemorações do aniversário, como é esperado nestes e noutros momentos marcantes da vida da instituição, assumirá, neste caso, especial relevância, sendo solicitada a seguir um conjunto de boas práticas disponível em https://www.ua.pt/file/83153
Mais informações sobre a sustentabilidade na UA: https://www.ua.pt/pt/qualidade