"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Liedfest

Grande poesia, grandes compositores, num pequeno formato de emoções intensas! Uma viagem fascinante ao mundo da canção erudita com cruzamentos múltiplos.

16 Jan a 2 Fev 2025

Teatro Variedades
Parque Mayer, 1250-096 Lisboa
A vida é feita de canções. Lied significa canção em alemão. A canção erudita estabeleceu-se no romantismo alemão.

O ser humano na intimidade, revelando os segredos e os confissões mais profundas.

Desde o início do milénio que o recital de canto e piano tem vindo a desaparecer das principais salas de espectáculo nacionais e internacionais, gerando a necessidade crescente de se divulgar o repertório riquíssimo da canção erudita junto de novas gerações de intérpretes e público. Assim nasce o novos festival da canção erudita LIEDFEST, para uma revitalização do formato do recital de canto e piano explorando o seu lado mais cénico e teatral, com novos cruzamentos disciplinares, revisitando grandes clássicos, divulgando novo repertório, mas também a canção erudita portuguesa e incluindo ainda programação para sensibilizar os mais novos.

Com a direção artística da soprano Catarina Molder e a produção da Ópera do Castelo, o arranque do LIEDFEST de 16 de janeiro a 2 de fevereiro tem o seu epicentro no Teatro Variedades, no emblemático parque Mayer, em Lisboa.

Esta 1ª edição inclui alguns dos grandes ciclos de Lieder e ainda canções de Schubert, Schumann, Brahms, Wolf, Fauré, Chausson, Ravel, Poulenc, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes Graça, António Chagas Rosa, Granados, Crumb e Clã e muitos outros.

A programação divide-se pelos recitais temáticos: “Nos Mistérios da Noite”, evocando paisagens nocturnas e misteriosas banhadas de luar. “Camões”(em colaboração com o TNSC) celebrando a grande poesia do génio lusitano e “Amores e Vidas de uma mulher”- várias constelações de amores e vidas femininas. E pelos recitais encenados “Conversas com a morte”, “Cinco Formas de Morrer de Amor” e para sensibilizar os mais novos é a vez de “Brincadeiras Líricas”. E ainda, uma Maratona da Canção erudita com novos intérpretes, uma Masterclasse para aprofundar a tradição do canto lírico em português e para se entrar mais a fundo neste universo fascinante: o curso livre pelo musicólogo Rui Vieira Nery “Uma Viagem pelo Lied alemão”, e uma reflexão literária e filosófica na conferência “A poesia no Lied Alemão” pela filósofa Maria Filomena Molder e pelo ensaísta e tradutor João Barrento.

A programação divide-se pelos recitais temáticos: “Nos Mistérios da Noite”, evocando paisagens nocturnas e misteriosas banhadas de luar, com o barítono Luís rendas Pereira e Pedro Lopes, ao piano; “Camões”(em colaboração com o TNSC) celebrando a grande poesia do génio lusitano na voz da meio-soprano Cátia Moreso com o maestro João Paulo Santos, ao piano e “Amores e Vidas de uma mulher”- várias constelações de amores e vidas femininas com a soprano Cecília Rodrigues e o pianista David Santos.

Recitais encenados incluem “Conversas com a morte” que abre esta primeira edição do LIEDFEST, dirigido pelo bailarino e coreógrafo Tiago Barreiros, coma soprano Camila Mandillo e o pianista Filipe Gaio Pereira. “Cinco Formas de Morrer de Amor” em torno da morte amorosa cruzando canção erudita e ópera, com a direção cénica da atriz e encenadora Lígia Roque e a concepção e interpretação da soprano Catarina Molder e de um quarteto de cordas de músicos também atores. Para sensibilizar os mais novos é a vez de “Brincadeiras Líricas” com a direção cénica de José Caldas, conceção e interpretação de Catarina Molder e o pianista Francisco Sassetti.

E ainda, uma Maratona da Canção erudita com novos intérpretes, uma Masterclasse para aprofundar a tradição do canto lírico em português. Finalmente para se entrar mais a fundo neste universo fascinante da canção erudita e do Lied que dá nome ao festival: o curso livre pelo musicólogo Rui Vieira Nery “Uma Viagem pelo Lied alemão”, no âmbito cultural do el corte inglés e uma reflexão literária e filosófica na conferência “A poesia no Lied Alemão” pela filósofa Maria Filomena Molder e pelo ensaísta e tradutor João Barrento.

>> Mais informações
Agenda
Teatro

O Principezinho

Auditório Paroquial São Mamede de Infesta 5 Jan 2025  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,868,376