Música
Liedfest
Grande poesia, grandes compositores, num pequeno formato de emoções intensas! Uma viagem fascinante ao mundo da canção erudita com cruzamentos múltiplos.
16 Jan a 2 Fev 2025
O ser humano na intimidade, revelando os segredos e os confissões mais profundas.
Desde o início do milénio que o recital de canto e piano tem vindo a desaparecer das principais salas de espectáculo nacionais e internacionais, gerando a necessidade crescente de se divulgar o repertório riquíssimo da canção erudita junto de novas gerações de intérpretes e público. Assim nasce o novos festival da canção erudita LIEDFEST, para uma revitalização do formato do recital de canto e piano explorando o seu lado mais cénico e teatral, com novos cruzamentos disciplinares, revisitando grandes clássicos, divulgando novo repertório, mas também a canção erudita portuguesa e incluindo ainda programação para sensibilizar os mais novos.
Com a direção artística da soprano Catarina Molder e a produção da Ópera do Castelo, o arranque do LIEDFEST de 16 de janeiro a 2 de fevereiro tem o seu epicentro no Teatro Variedades, no emblemático parque Mayer, em Lisboa.
Esta 1ª edição inclui alguns dos grandes ciclos de Lieder e ainda canções de Schubert, Schumann, Brahms, Wolf, Fauré, Chausson, Ravel, Poulenc, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes Graça, António Chagas Rosa, Granados, Crumb e Clã e muitos outros.
A programação divide-se pelos recitais temáticos: “Nos Mistérios da Noite”, evocando paisagens nocturnas e misteriosas banhadas de luar. “Camões”(em colaboração com o TNSC) celebrando a grande poesia do génio lusitano e “Amores e Vidas de uma mulher”- várias constelações de amores e vidas femininas. E pelos recitais encenados “Conversas com a morte”, “Cinco Formas de Morrer de Amor” e para sensibilizar os mais novos é a vez de “Brincadeiras Líricas”. E ainda, uma Maratona da Canção erudita com novos intérpretes, uma Masterclasse para aprofundar a tradição do canto lírico em português e para se entrar mais a fundo neste universo fascinante: o curso livre pelo musicólogo Rui Vieira Nery “Uma Viagem pelo Lied alemão”, e uma reflexão literária e filosófica na conferência “A poesia no Lied Alemão” pela filósofa Maria Filomena Molder e pelo ensaísta e tradutor João Barrento.
A programação divide-se pelos recitais temáticos: “Nos Mistérios da Noite”, evocando paisagens nocturnas e misteriosas banhadas de luar, com o barítono Luís rendas Pereira e Pedro Lopes, ao piano; “Camões”(em colaboração com o TNSC) celebrando a grande poesia do génio lusitano na voz da meio-soprano Cátia Moreso com o maestro João Paulo Santos, ao piano e “Amores e Vidas de uma mulher”- várias constelações de amores e vidas femininas com a soprano Cecília Rodrigues e o pianista David Santos.
Recitais encenados incluem “Conversas com a morte” que abre esta primeira edição do LIEDFEST, dirigido pelo bailarino e coreógrafo Tiago Barreiros, coma soprano Camila Mandillo e o pianista Filipe Gaio Pereira. “Cinco Formas de Morrer de Amor” em torno da morte amorosa cruzando canção erudita e ópera, com a direção cénica da atriz e encenadora Lígia Roque e a concepção e interpretação da soprano Catarina Molder e de um quarteto de cordas de músicos também atores. Para sensibilizar os mais novos é a vez de “Brincadeiras Líricas” com a direção cénica de José Caldas, conceção e interpretação de Catarina Molder e o pianista Francisco Sassetti.
E ainda, uma Maratona da Canção erudita com novos intérpretes, uma Masterclasse para aprofundar a tradição do canto lírico em português. Finalmente para se entrar mais a fundo neste universo fascinante da canção erudita e do Lied que dá nome ao festival: o curso livre pelo musicólogo Rui Vieira Nery “Uma Viagem pelo Lied alemão”, no âmbito cultural do el corte inglés e uma reflexão literária e filosófica na conferência “A poesia no Lied Alemão” pela filósofa Maria Filomena Molder e pelo ensaísta e tradutor João Barrento.
>> Mais informações