Dança
Apresentações Públicas: Dança Participativa e Aqui também se dança
As atividades de sensibilização, mediação e formação de públicos – DANÇA PARTICIPATIVA e AQUI TAMBÉM SE DANÇA – visam promover a dança contemporânea como um meio de inclusão social e desenvolvimento comunitário.
17 Dez a 21 Dez 2024
As duas apresentações programadas realizam-se nos espaços que acolheram as atividades ao longo de 2024, têm entrada gratuita, e são abertas à participação da comunidade. A interpretação está a cargo dos 76 participantes que formam os 5 grupos de trabalho.
Estas apresentações concluem o percurso de atividade iniciado em Janeiro, que permitiu o contato com a dança contemporânea a uma população escolar residente numa zona periférica da cidade de Évora (EB1 do Bairro de Almeirim), e a um grupo de pessoas com deficiência permanente residentes em Montemor-o-Novo, na Associação 29 de Abril.
Ao longo de 2024, foi executado um vasto programa de atividades que incluiu oficinas de dança contemporânea para crianças, séniores e pessoas portadoras de deficiência, ensaios abertos e espetáculos, visitas culturais, conversas e o acolhimento de artistas nas escolas. As atividades tiveram como objetivo sensibilizar, capacitar e envolver públicos diversos através de uma abordagem de educação artística não formal. Pretendeu-se despertar e motivar os participantes para a experimentação de diversas linguagens da dança contemporânea, integrando momentos de formação, partilha de conhecimento, emoções e valores.
Através do recurso às valências expressivas da dança contemporânea e ao desenvolvimento das suas potencialidades no trabalho com as comunidades, as atividades envolveram de forma integradora os indivíduos, efetuando trabalho com as populações idosas e com deficiência, num ambiente que promoveu a inclusão social e combateu os sentimentos de exclusão.
As atividades foram desenvolvidas de forma descentralizada, em várias localidades do Alentejo Central, entre as quais Montemor-o-Novo, concretizando a deslocação e integração da oferta artística em dança em comunidades com limitada ou inexistente participação cultural. As instituições de acolhimento são caracterizadas pelo isolamento social das suas populações, e a atividade procurou melhorar a qualidade de vida e a integração social, oferecendo educação em dança como expressão artística e impulsionadora do desenvolvimento psicossocial.
As atividades DANÇA PARTICIPATIVA e AQUI TAMBÉM SE DANÇA integram a programação de 2024 da CDCE, têm o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e da Câmara Municipal de Évora.
Tem o apoio local da Escola EB1 do Bairro de Almeirim, Associação 29 de Abril.