Dança
2.ª edição Portingaloise, marche! na Biblioteca Nacional de Portugal
Após o sucesso da primeira edição do Portingaloise, marche! na BNP, em abril de 2023, e tal como nessa data, a segunda edição desta atividade desenvolve as duas componentes estruturantes do trabalho levado a cabo pela associação Portingaloise - formativa e investigativa - a propósito desta obra da BNP.
30 Nov 2024 | 10h00
Arte de dançar à francesa, de Joseph Thomas Cabreira (1760)
WORKSHOP e ENCONTRO ACADÉMICO | 30 nov. '24 | 10h00-17h00 | Auditório
Atividade organizada em torno da obra da Biblioteca Nacional de Portugal Arte de Dançar à Franceza, Lisboa, 1760, de Joseph Thomas Cabreira que, simultaneamente, promove o contacto direto com a fonte, a prática efetiva de repertório do século XVIII e a partilha de trabalhos académicos sobre o contexto social, cultural e artístico da época.
Esta atividade é de entrada livre, mas está sujeita a inscrição
Programa
10h00-13h00
Workshop sobre o Minueto do século XVIII | Catarina Costa e Silva I ESMAE/P.Porto I CECH_Universidade de Coimbra I bolseira FCT
O minueto será apresentado seguindo as orientações da obra de Cabreira albergada pela BNP. Assim aprenderemos o passo característico desta dança assim como as suas principais figuras coreográficas. A obra será contextualizada na demais tratadística europeia, procurando compreender a sua importância na bibliografia coreológica da época.
14h30-17h00 - Encontro Académico
Os tratados de etiqueta e os manuais de civilidade: azulejo, decoração e vida social no Portugal de Setecentos I Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara I Universidade Aberta I CHAIA
Sobre a mobilidade da música de dança francesa do século XVII I Andrew Wooley I CESEM, NOVA FCSH
A primazia do menuet nas fontes coreológicas no século XVIII em Portugal I Catarina Costa e Silva I CECH_Universidade de Coimbra I ESMAE/P.Porto
Sobre a PORTINGALOISE
A Portingaloise é uma Associação Cultural e Artística sem fins lucrativos que se dedica ao estudo e à divulgação do repertório de Dança Antiga ou Histórica, compreendendo o repertório de dança escrito entre os séculos XV e XVIII. Para esta divulgação aposta, desde 2015, em três vias em simultâneo: performativa, investigativa e formativa. Assim, conjuga a criação de espetáculos, orientados pela interpretação historicamente informada, com a promoção de encontros de investigadores e com a organização de formações regulares.
Organiza anualmente o Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas, cuja 10.º edição se realiza em 2024/2025.
Portingaloise, marche! é uma nova rubrica itinerante que visa promover eventos multifacetados em diferentes regiões do país, de forma pontual e intensiva, mantendo o principal objetivo de divulgar a Dança Antiga por diferentes contextos culturais, visando distintos públicos, desde jovens a seniores, amadores a profissionais. Locais, ações e documentos relacionados com a prática da Dança Antiga são mote para uma fruição patrimonial mais informada.
Direção artístico-pedagógica: Catarina Costa e Silva
Direção executiva: Thiago Vaz
Consultoria científica: Cristina Fernandes