Literatura
Lançamento do livro "Estranhos na Sua Terra"
No seu novo livro, Francisco Bettencourt estuda a elite de cristãos-novos - comerciantes, mercadores, banqueiros e intelectuais -, descendentes de judeus forçados a converter-se ao cristianismo na Península Ibérica do fim da Idade Média entre os séculos XV e XVIII.
27 Nov 2024 | 17h30
Francisco Bethencourt estima que existiam cerca de 260 mil cristãos-novos em 1500, mais de metade da população urbana da Península Ibérica. A maioria deles permaneceu na Ibéria, mas um número considerável viajou para a Europa, África, Médio Oriente, o litoral asiático e o Novo Mundo, tendo estabelecido comunidades sefarditas no norte de África, Império Otomano, Itália, Amsterdão, Hamburgo e Londres. Bethencourt, para o seu estudo, centra-se na elite de banqueiros, financeiros e mercadores, que entre os séculos XV e XVIII, tiveram um papel crucial no comércio global e nos serviços financeiros.
Analisa igualmente o seu impacto na religião (por exemplo, com Teresa de Ávila), pensamento jurídico e político (Las Casas), ciência (Amatus Lusitanus), filosofia (Spinoza) e literatura (Enríquez Gomez).
«Com frontalidade, Bethencourt aborda um tópico complexo e divisivo. Os especialistas ficarão deslumbrados com a sua exposição sábia e abrangente. Todos os leitores encontrarão as pistas para um debate académico urgente sobre as primitivas e variadas manifestações do pensamento racializado.»
Francesca Trivellato
Institute for Advanced Study, Princeton
O livro, Estranhos na Sua Terra, será apresentado por Leonor Freire Costa (ISEG), José Pedro Paiva (FLUC) e José Alberto Tavim (FLUL). A sessão será presidida por Diogo Ramada Curto.