Teatro
"Homens Hediondos" regressa ao Teatro Carlos Alberto
De 4 e 7 de dezembro, a encenação de Patrícia Portela da obra de David Foster Wallace regressa ao palco do Teatro Carlos Alberto. Solo interpretado pelo diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, volta para nos desassossegar.
4 Dez a 7 Dez 2024
Após quatro apresentações esgotadas aquando da estreia, em setembro passado, o espetáculo Homens Hediondos regressa ao Teatro Carlos Alberto. Entre 4 e 7 de dezembro, há mais quatro oportunidades para assistir ao regresso à representação do diretor artístico do Teatro Nacional São João, Nuno Cardoso. O solo encenado por Patrícia Portela parte do livro Breves Entrevistas com Homens Hediondos (1999), do escritor norte-americano David Foster Wallace. Para além da encenação, a escritora e encenadora assina a tradução, a dramaturgia, o vídeo, os figurinos e a cenografia do espetáculo.
Tal como acontece na obra de Foster Wallace, Patrícia Portela faz desfilar vários monólogos de personagens masculinas que se vão transformando em homens cada vez mais hediondos. Recorrendo, nas suas palavras, às “capacidades metamórficas e camaleónicas de Nuno Cardoso”, o palco é partilhado pelo deprimido, o grande amante, o porco, o que sabe tudo, o ressabiado, o misógino, o injustiçado, a eterna vítima ou o brutamontes. O resultado é uma peça em forma de espelho.
Homens Hediondos regressa ao palco do Teatro Carlos Alberto de 4 a 7 de dezembro, com sessões quarta e sábado às 19h, e quinta e sexta às 21h. O espetáculo é legendado em inglês e os bilhetes têm o custo de 5 e 10 euros.