Música
Duas versões de A Ópera de três vinténs
Obras há que provocam ondas. Uma delas é seguramente The beggar’s opera de John Gay, de 1728, que satirizava ferozmente as injustiças sociais, a corrupção e a predominância da opera seria italiana nos palcos londrinos.
17 Nov 2024 | 16h30
Esta obra viria a inspirar vários compositores no século XX e o presente programa é prova disso.
Em primeiro lugar, surgirá Darius Milhaud. Este compositor escreveu em 1937 uma adaptação em francês da peça de Gay para a Radio Marseille, de que adaptou depois vários números para uma obra para pequena orquestra intitulada Le Carnaval de Londres.
A Ópera de 3 vinténs, estreada em 1928 em Berlim, uma das mais conhecidas e populares concretizações da dupla Brecht/ Weill, também se inspirou principalmente na obra de John Gay. Aqui, oferecia-se-nos uma crítica socialista ao capitalismo, com música que mostrava influências de jazz e de elementos de dança citadina em voga na Alemanha pré-nazi. Kurt Weill escreveu, pouco depois, a Kleine Dreigroschenmusik (Pequena música dos 3 vinténs), suíte instrumental com alguns dos mais conhecidos números da ópera.
Programa:
Darius Milhaud Le Carnaval de Londres, op. 172
Kurt Weill Kleine Dreigroschenmusik
Direção musical: João Paulo Santos
Maestro titular: Antonio Pirolli
ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA
Música // M/6 // 60 min.
7,50€ Plateia // 5€ Balcão
BILHETEIRA CTJA
terça a sábado | 14h00 às 20h00
Em dias de espetáculo encerra às 22h00
e-mail: ctjabilheteira@mun-montijo.pt
212 327 882 // 212 327 778
Levantamento de reservas | 72 horas após solicitação da mesma