"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Manuel de Oliveira ao vivo no Museu do Oriente

Em Looping Solo, Manuel de Oliveira adapta uma seleção de obras da sua autoria ao formato de concerto a solo.

18 Nov 2024  |  19h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
Entrada livre

Recorrendo a tecnologia que lhe permite gravar uma série de sons em tempo real, é de maneira sublime que Manuel de Oliveira, com uma guitarra, uma braguesa e algumas percussões, nos submerge numa viagem ao seu universo musical, único.

“Poderíamos dizer, se o silêncio fosse selvagem - o que o é por vezes - que o Manuel é encantador de silêncios e que os nossos ruídos internos são domados pela sua conversa a solo.”

Márcio Silva 

Co-organização | Antena2

Manuel de Oliveira
Distinguido com o Prémio Carlos Paredes 2023.

Manuel de Oliveira [1978, Guimarães] aprendeu a tocar guitarra com o pai, Aprígio Oliveira. De percurso autodidata, procurou viajar e estar em contacto com outras culturas fortes da guitarra, como o Flamenco, a música sul americana e o Fado.

Consolidou assim um vasto percurso internacional, assumindo-se como um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Destaque para a edição internacional do álbum Amarte e a presença em alguns dos mais importantes festivais europeus como! Emociona Jazz!! (Espanha) e Couleurs Jazz (França), ao lado de nomes como Brad Mehldau, Chick Corea, Mike Stern e Richard Galliano, entre muitos outros.

A sua discografia inclui os álbuns Ibéria [2012], Entre-Lugar [2020] e Ibéria 20|22 [2022], que foi distinguido com o Prémio Carlos Paredes.

Em 2023 Manuel de Oliveira estreou o seu novo projeto LOOPING SOLO nos 20 anos do MIMO FESTIVAL, em São Paulo, Rio de Janeiro e Itabira. Em janeiro de 2024, estreou o espetáculo Lá no Xepangara – A cultura africana em José Afonso”, que integra os cantores Edu Mundo (Portugal), Fred Martins (Brasil), Karyna Gomes (Guiné Bissau) e Selma Uamusse (Moçambique).

Na música de Manuel de Oliveira, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave. Se todo o artista procura a forma original de se expressar, em Oliveira a música é sempre a tentativa de reconstruir um território e uma identidade, a procura constante por algo sempre inacabado, como uma comunidade ou uma voz.

Nessa constante metamorfose existencial, enquanto guitarrista, compositor e produtor, tem revelado, ao longo de mais de 20 anos, uma obra de identidade singular, imediatamente reconhecível na sua constante mutação. 

Duração 60’ sem intervalo
Público-alvo M/6 anos
Preço Entrada gratuita, mediante de levantamento de bilhete no próprio dia.

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Festival de Teatro ENTR`CENAS

Em parceria com a ATMA - Associação de Teatro, Música e Artes, oferecemos 2 passes semanais para assistir aos quatro espetáculos de teatro que serão apresentados na primeira edição do Festival de Teatro ENTR`CENAS. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,797,125