Literatura
Lançamento do livro "Prisioneiro de Guerra nos Açores" de Gabriela Funk
O livro será apresentado por Jorge Bruno no dia 16 de novembro, às 20h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo.
16 Nov 2024 | 20h00
A vivência do que se tornaria o maior campo de prisioneiros de guerra em Portugal, no período compreendido entre 1916 e 1919, irá marcar o jovem luso-alemão para o resto da vida, levando-o a registar uma das páginas mais esquecidas da História do início do século XX. Desse registo destacam-se as relações, nem sempre pacíficas, entre militares portugueses e prisioneiros de nacionalidade alemã, austríaca e húngara (e, com o evoluir do conflito, entre estes grupos de detidos e a população terceirense), bem como a luta que mais tarde se trava contra um inimigo invisível, o vírus influenza ou da gripe espanhola, como ficou mundialmente conhecido.
"Prisioneiro de Guerra nos Açores" oferece ainda pontes de reflexão sobre a situação que se vive atualmente, marcada pelo conflito armado na Ucrânia, ameaçando a paz mundial, tão combalida pela recente pandemia. O leitor percebe que, passado um século, a Humanidade enfrenta os mesmos desafios e só os pode superar quando for capaz de se unir em prol do bem comum.