Dança
Aqui, agora, neste momento
Um espetáculo de Elizabete Francisca, Mariana Tengner e Vera Mantero.
24 Nov 2024 | 20h00
Encontramos frequentemente a improvisação em situação de espetáculo na área da música, mas menos frequentemente na área da dança e da performance. No entanto, há toda uma história da improvisação que tem vindo a acontecer na área da dança nas últimas décadas. Elizabete Francisca, Mariana Tengner e Vera Mantero são improvisadoras experimentadas que pretendem aprofundar essa experiência através de um quadro de pluridisciplinaridade, não só pela prática da improvisação em espetáculo e sua pedagogia, como pela sua análise teórica, promovendo o pensamento, o debate e a publicação.
Improvisar como ato de compor em tempo real. Compor de forma irreversível, no emaranhado risco da impossibilidade de refazer. Num fazer a cada momento, decisivo, em cadência, cada movimento, cada som, respondendo ao impulso criativo instantâneo. E nisto, subverter os papéis, dar a quem vê e ouve a possibilidade de voltar a ver, refletir no ouvir, possibilitar a perceção. O público no lugar cúmplice do ensaio, e os outros no lugar do palco a fruir, assistindo num fazer. Compor aqui, é fazer sem emendas, sem passar a limpo, em palco direto. Compor na emoção e assistir racional.
Programação conjunta MAC/CCB e Artes Performativas no âmbito da exposição Intimidades em fuga. Em torno de Nan Goldin, patente no MAC/CCB até 31 de agosto de 2025.
Ficha Técnica
Uma iniciativa de Elizabete Francisca, Mariana Tengner, Vera Mantero
Interpretação Carlota Lagido, David Marques, Elizabete Francisca, João dos Santos Martins, Luís Guerra, Vera Mantero
Músico João Bento
Luz e Ambiente Rui Monteiro
Figurinos e Adereços Carlota Lagido
Uma produção O Rumo do Fumo
Produção Executiva e Difusão João Albano / O Rumo do Fumo
O Rumo do Fumo é uma estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura | Direcção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa.