"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Fernando Mora Ramos regressa ao TNSJ e a Martin Crimp com uma sátira sobre uma família em ruínas

Na República da Felicidade, do dramaturgo britânico Martin Crimp, é a nova criação do Teatro da Rainha em coprodução com o Teatro Nacional São João. Com encenação e cenografia de Fernando Mora Ramos, a peça estreia-se a 22 de novembro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

© Susana Neves /TNSJ

22 Nov a 24 Nov 2024

Teatro Carlos Alberto
Rua das Oliveiras, 43, 4050-449 Porto

Dividida em três partes, numa estrutura que nos reenvia para o Inferno, o Purgatório e o Paraíso de A Divina Comédia de Dante, Na República da Felicidade (2012) é uma das peças mais zangadas do dramaturgo britânico Martin Crimp. Contrariamente às duas ideias evocadas no título, esta não é uma peça com uma visão consoladora da felicidade e da democracia. Mas uma implacável sátira sobre a ideia de família e de felicidade coletiva. É da sua destruição que fala Crimp, pondo a descoberto o desamor, a degradação das relações afetivas, a competição, a inveja, o ciúme e a ambição egoísta.

Foram já várias as incursões do Teatro da Rainha pela obra de um dos grandes dramaturgos contemporâneos. De Menos Emergências a Definitivamente as Bahamas, de Contra a Parede a O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, foram muitas as oportunidades de ler em cena o teatro cruel e divertido de Martin Crimp. Com Na República da Felicidade, também o encenador Fernando Mora Ramos regressa a um autor da sua predileção.

Com interpretação de Fábio Costa (Tio Bob), Isabel Lopes (Margaret, a avó), Mariana Reis (Sandra, a mamã), Marta Taveira (Madeleine), Nuno Machado (Thomas, o papá), José Carlos Faria (Terry, o avô), Diana Palmerston (Hazel) e Yolanda Baptista (Debbie), a peça tem tradução e dramaturgia de Isabel Lopes.

Está em cena de 22 a 24 de novembro, no Teatro Carlos Alberto, com sessões sexta-feira às 21h, sábado às 19h e domingo às 16h. O espetáculo segue depois para o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, onde se apresenta nos dias 6, 7, 11, 12 e 13 de dezembro.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "O HOMEM DA AMÁLIA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "O Homem da Amália", que conta a história do amor mais profundo, mais estranho e mais secreto que alguém teve com Amália Rodrigues.

Visitas
98,369,526