Literatura
Poesia de Vanguarda
Encontromensal - na forma de tertúlia - para ouvir e dizer poesia, com tema mensalmente diversificado. Nesta data dedicada à "poesia de vanguarda", a Tertúlia será orientada por um dos associados que gosta, escreve e diz poesia, que convidará os presentes à participação plena.
16 Nov 2024 | 16h00
Mais do que pontos de chegada, as manifestações culturais deste período procuravam com afinco novas projeções para o futuro. O futurismo não foi uma moda passageira, foi uma filosofia de vida que sobressaltou a vida dos cidadãos, sobretudo nos países da Europa Ocidental.
Dessa inquietação surgiram movimentos literários e artísticos que buscavam formas novas de agilizar e projetar o futuro. A poesia de finais do século XIX e inícios do século XX assume-se de todo numa perspetiva vanguardista. Deixar o passado sossegado e procurar criações novas que se ajustem aos tempos que também são novos. Os movimentos de vanguarda são mais uma atitude em relação às artes e às letras do que propriamente uma inovação estética. O fim? Romper com tudo o que está estabelecido com criações diferenciadas e inovadoras.
Sessão aberta à participação do público, que é convidado a dizer poesia sua ou de outros autores, de preferência alusiva ao tema da data: "Poesia de Vanguarda".