"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Vivian Suter – Disco

Numa das mais importantes exposições do ano, o MAAT apresenta Disco, uma exposição com mais de 500 pinturas de Vivian Suter – a artista suíço-argentina que explora as possibilidades da pintura e a sua relação com a natureza. As pinturas abstratas de Vivian Suter são o resultado de uma relação diária, física e emocional com os materiais e as contingências da natureza no local onde vive e trabalha.

30 Out a 17 Mar 2025

MAAT Gallery
Av. Brasília, 1300-598 Lisboa
Ao longo das últimas quatro décadas, a pintora suíço-argentina Vivian Suter tem vindo a construir uma obra monumental em Panajachel, na Guatemala. Disco, título da exposição que é também o nome do cão da artista, apresenta o culminar deste trabalho, com mais de 500 pinturas, incluindo 163 peças expostas pela primeira vez. A localização geográfica de Vivian Suter desempenha um papel fundamental na sua prática artística, influenciando profundamente tanto o seu processo criativo, como o resultado das suas pinturas.

As pinturas abstratas de Vivian Suter são o resultado de uma relação diária, física e emocional com os materiais e as contingências da natureza no local onde vive e trabalha. A chuva, a terra, a humidade e as pegadas dos animais habitam frequentemente as suas telas, exprimindo a estreita interação entre a artista e o ecossistema em que a obra é gerada.

Todas as pinturas reunidas nesta exposição não têm título nem são datadas, embora Vivian Suter assuma terem sido feitas nos últimos dez anos. Utiliza várias técnicas e materiais, incluindo acrílico, óleo e pigmentos misturados com cola de peixe. No entanto, quando são pintadas no exterior, onde muitas vezes permanecem durante dias, semanas ou meses, as telas ficam expostas ao sol, ao vento, à chuva e à humidade, incorporando sujidade, folhas, detritos, restos de insetos e pegadas dos seus cães.

Disco surge após vários momentos de grande aclamação da crítica internacional, na sequência da sua participação na Documenta 14, em 2017, e das suas exposições no Museu Nacional Reina Sofia, em Madrid, e Vienna Secession. Disco viajará para o Palais de Tokyo no verão de 2025, fruto da colaboração entre as duas instituições.

>> Mais informações 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,169,273