"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Loulé recebe próxima sessão do programa de formação e capacitação Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

O Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe a terceira sessão do Programa de Formação e Capacitação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, que será realizada a 4 e 5 de novembro.

4 Nov a 5 Nov 2024

Convento do Espírito Santo
Rua D. Paio Peres Correia, n.º 21 8100-564 Loulé
Preço
Entrada livre

Neste módulo, os formadores Fabrícia Valente e Orlando Franco convidam os participantes a pensar práticas curatoriais contemporâneas, incluindo projetos autorais, participativos e colaborativos, abordando também questões éticas. A coordenação entre curadoria e produção, bem como a necessidade de diálogo entre a curadoria e todas as áreas do ato de expor serão temas a tratar.

Serão também abordados aspetos da cenografia de exposições, analisando de que forma o espaço expositivo pode influenciar a narrativa e a experiência do espetador, ligando a curadoria a questões pedagógicas e sociais contemporâneas. Este módulo promoverá, ainda, uma reflexão sobre a prática curatorial como forma artística e destacar o seu papel na mediação entre a obra de arte e o público. É de destacar a apresentação de casos de estudo que demonstram formas estratégicas de trabalho em parceria entre curadores e equipas de produção, evidenciando a contribuição de metodologias.

Os principais destinatários do Programa de Formação e Capacitação são os elementos das equipas das entidades integradas na RPAC, podendo ainda participar (mediante disponibilidade) elementos de equipas de entidades que pretendam futuramente aderir à RPAC, ou elementos das equipas de projetos apoiados pela Direção-Geral das Artes. A idade mínima para participação no programa é de 18 anos, devendo o formando desempenhar funções nas áreas do programa de formação, indicando-o no momento de inscrição.

Composto por sete módulos formativos presenciais, esta iniciativa da Direção-Geral das Artes visa sensibilizar e capacitar técnica e teoricamente os recursos humanos das entidades aderentes à rede nas áreas da curadoria de arte contemporânea; mediação cultural; conservação preventiva; comunicação e desenvolvimento de públicos; criação, desenvolvimento e montagem de exposições; gestão de projetos culturais; e promoção da inclusão, acessibilidade e representatividade. A participação nos módulos de formação é gratuita, mediante inscrição prévia e disponibilidade de vaga.

Esta iniciativa, organizada pela Direção Geral das Artes/Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, conta com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé/Galerias Municipais.

Inscrições e mais informações AQUI.

Agenda
Música

Jardim Aberto

São Luiz Teatro Municipal 3 Jan 2025  |  18h30

Ver mais eventos
Visitas
100,799,199