"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Festival Internacional de Artes Visuais Nazaré 2024

Evento cultural baseado no projeto cultural «Nazaré Marés de Maio» contando com exposição de artes visuais (fotografia, pintura, escultura) com objetos de particulares, animação, palestras e conversas, e ainda, dois workshops de fotografia sobre observação de aves e biodiversidade.

13 Out a 30 Nov 2024

Concelho da Nazaré
Diversos locais
Preço
Entrada livre
NAZARÉ: PASSADO COM HISTÓRIA.PRESENTE COM FUTURO
As artes visuais são uma forma de expressão artística que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem ou provocar uma emoção no espectador.
São, também, uma forma de expressão que tem desempenhado um papel fundamental ao longo da história da humanidade.

Desde as pinturas rupestres até obras de arte contemporâneas, a arte tem desempenhado um papel importante na cultura e na sociedade. As artes visuais abrangem uma variedade de manifestações artísticas e culturais, que vão desde a pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

Porquê realizar o «Festival de Artes Visuais da Nazaré»? Promover e desenvolver um olhar crítico e sensível, e estimular o diálogo intercultural, através das artes visuais. Na programação do evento incluem-se palestras que abordam o passado e o presente porque, no âmbito no projeto «Nazaré Marés de Maio», a educação para uma cidadania, tem um papel crescente na linha dos novos desafios que as sociedades democráticas se deparam num mundo que se encontra em constante mudança. O estudo da História e empatia histórica são essenciais para a promoção de uma cidadania ativa e global. Uma aula de História que não recorra à empatia histórica está, de algum modo, a falhar: quer no ensino da história, quer na preparação de futuros cidadãos.

Conversa de «avós e netos»: conversar, uma “atividade” que está a cair em desuso, mas que os mais novos gostam, e os avós sabem bem fazer. Os avós têm histórias para contar, e as crianças adoram ouvir histórias!

Sabe o que são «fotografias estereoscópicas»? Visite a exposição e, através de um visualizador próprio, veja as fotografias do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré obtidas no ano de 1913 (antes do milagre de Fátima). Fotografias de Jorge Marçal da Silva, cirurgião, cedidas pelo Arquivo Municipal de Lisboa (Câmara Municipal de Lisboa).

Para isso a exposição «Passado com História. Presente com Futuro» foi a fórmula encontrada para se dar início à conversa.

A leitura de poemas, ver uma dança, ouvir e ver a atuação de um conjunto de guitarras, um coro, uma tuna, são múltiplas iniciativas que se podem incluir nesta primeira edição sobre Artes Visuais, todos os sábados.

PROGRAMAÇÃO
Teatro Chaby Pinheiro - Sitio da Nazaré
19-OUT-24, Sábado
14:30 - Abertura da Exposição
15:00 - Animação: Tuna da Universidade Sénior
15:20 - Leitura de Poemas de Maria Lurdes Coutinho
15:30 - Palestra pelo Dr. Mário Bulhões, historiador abordará «Nazaré Antiga e a de Hoje»
17:30 - Fecho de Portas
26-OUT-24, Sábado
14:30 - Abertura da Exposição
15:00 - Animação
15:20 - Leitura de Poemas de José Luís Carreira «Faísca»
15:30 - Palestra pelo Dr. João de Oliva Monteiro, historiador, que abordará «Cultura Maritima»
16:30 - Conversa de Avós e Netos
18:00 - Fecho de Portas
2-NOV-24, Sábado
14:30 - Abertura da Exposição
15:00 - Animação
15:20 - Leitura de Poemas
15:30 - Palestra pelo Dra. Doris Santos, historiadora e diretora do Museu Nacional do Traje
18:00 - Fecho de Portas
9-NOV-24, Sábado
14:30 - Abertura da Exposição
15:00 - Animação
15:20 - Leitura de Poemas
15:30 - Palestra pelo Dr. José Maria Trindade, professor universitário no IP Leiria
18:00 - Fecho de Portas
16-NOV-24, Sábado
«Dia Nacional do Mar»
Conferência e apresentação do projeto «Nazaré Marés de Maio», «A MAIOR ONDA DE PORTUGAL: da NAZARÉ ao INTERIOR», onde os parceiros levam a cultura maritima ao interior.
23-NOV-24, Sábado
14:30 - Abertura da Exposição
15:00 - Animação
15:20 - Leitura de Poemas
15:30 - Palestra pelo Dr. Pedro Penteado, historiador e Julio Almeida, colaborador da Confraria de Nossa Senhora de Nazaré
17:30 - Fecho de Portas
30-NOV-24, Sábado
14:30 - Abertura da Exposição
15:00 - Animação
15:30 - Palestra pelo Dra. Célia Quico, investigadora e professora universitária da Universidade Lusófona e convidados
17:30—Encerramento do Festival de Artes Visuais 2024
A exposição está aberta diariamente das 14:30 às 17:30, exceto aos domingos e feriados, com exceção do dia 3 de novembro.
E ainda,
WORKSHOPS E PASSEIOS FOTOGRÁFICOS
OBSERVAÇÃO DAS AVES, BIODIVERSIDADE, NATUREZA E PAISAGEM
A fotografia de natureza é um gênero dentro do fotojornalismo que retrata a natureza, paisagens, animais, devastação ambiental, entre outros. Através dessa forma de arte, é possível sensibilizar as pessoas sobre a beleza e a importância do meio ambiente.
Os Passeios Fotográficos são experiências guiadas que permitem aos entusiastas da fotografia explorar locais interessantes e capturar imagens memoráveis, e para aprender e praticar a fotografia, oferecendo a oportunidade aprimorar as suas habilidades fotográficas, trocar ideias e fazer amizades, criando memórias duradouras.
PROGRAMAÇÃO WORKSHOPS
13-OUT-24
14:30 - de S. Gião
9-NOV-24
14:00 Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
(CONSULTE: WWW.OESTE-SELVAGEM.COM)

CONTAMOS CONSIGO
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
98,099,024