"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

MOMENTOS de Rosalina Santos no INTERIOR DA TERRA em Freixo de Numão

Este conjunto de obras tem vindo a ser mostrado parcialmente ou no seu todo e de diversas formas, em exposições coletivas e em três individuais anteriores a esta.

26 Out a 29 Nov 2024

Argo - Associação Artística de Gondomar
Largo Júlio Dinis - Pavilhão Municipal - Fânzeres
Preço
Entrada livre
Em 2018 a autora realizou uma visita à mina de prospeção aurífera em Freixo de Numão, no que inicialmente seria apenas uma ação de divulgação ou conhecimento do promotor MINAPORT.

Equipada apenas com o seu telemóvel começou a registar o percurso no interior da terra e inesperadamente começou a sentir o tempo a parar. Cada momento transformou-se na descoberta de sombras, cores, formas e gravuras que se manifestaram assim como pinturas ou esculturas há milhões de anos fechada na profundeza da terra. A abertura da mina transformou-se agora numa galeria de arte com holofotes e luzes de flash. Recolheu imagens até acabar a bateria.

A exposição apresenta-se preenchendo as paredes do espaço expositivo de forma quase linear, mostrando a entrada na mina e as primeiras impressões de alteração do espaço e da luminosidade, seguindo pela perceção dos rastos e cicatrizes da intervenção humana na procura dos minerais, até à descoberta das “obras de arte” nas superfícies e recantos das sombras e do tempo. Momentos.

Este conjunto de obras tem vindo a ser mostrado parcialmente ou no seu todo e de diversas formas, em exposições coletivas e em três individuais anteriores a esta, a saber:

Em Jan 2023 no âmbito da Onda Bienal e no Gabinete da Bienal de Gaia. com 16 fotos.Em dezembro de 2023 no espaço do Restaurante Côa Museu com desenvolvimento do projeto para 41 fotos. Em julho de 2024 na Loja Interativa de Turismo de Paredes, com uma seleção de fotos adaptadas a este espaço.

Agora em outubro de 2024 na ARGO em Gondomar com nova seleção de fotografias.

Rosalina Santos
Vive em Vila Nova de Gaia.

Fotografa desde que se lembra. Como qualquer pessoa, inicialmente fazia fotografias de família, de viagens, etc.
Com o advento da fotografia digital, intensifica esta paixão e sempre que pode dispara a tudo o que mexe ou, ao que está quieto.

Agora com mais experiência, gosta especialmente de registar a intervenção humana no mundo, seja pela arquitetura, paisagem humana ou arte.

Não tem formação na arte fotográfica, nunca quis. Quer manter-se como é, mostrar a sua visão limpa de artifícios ou técnicas mais ou menos intrusivas.

A sua ferramenta é a câmara do telemóvel. Sem complexos.

A sua galeria preferencial é o FaceBook. Aí expõe o seu trabalho principalmente as suas visitas às exposições de arte que partilha, com o maior prazer.

Participou em várias exposições coletivas, por exemplo: Fundação PT, Cooperativa Artistas de Gaia, Cooperativa Árvore, Galeria Almad’arte Porto, Galeria Geraldes Porto, Porta 13 Vila Nova de Cerveira, Galeria Barca d’Artes Centro Cultural do Alto Minho Viana do Castelo, Mosteiro de Ancede Baião, Galeria Guntinalis Vila Praia de Âncora, Mosteiro de São Salvador de Grijó, iNstantes Avintes, e como artista convidada na Bienal d’Arte Contemporânea de Trás-os-montes em 2024 e da Bienal Internacional de Arte de Gaia desde 2017.

Está representada na Coleção “Momentos no interior da terra” no Museu de Causas/Coleções Agostinho Santos e na Fundação do Côa Parque.
Agenda
Música

Jardim Aberto

São Luiz Teatro Municipal 3 Jan 2025  |  18h30

Ver mais eventos
Visitas
100,787,760