"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Natureza

Uma Beleza Vital, mas Frágil: As Dunas da Costa de Sines e a sua Biodiversidade

O Festival Terras sem Sombra promove uma actividade no âmbito da Salvaguarda da Biodiversidade que pretende aprofundar o conhecimento sobre um ecossistema frágil, o cordão de dunas das praias do concelho de Sines..

27 Out 2024  |  09h30

Ponto de encontro: Praia de Morgavel
Preço
Entrada livre
A manhã de domingo, 27 de Outubro (9h30), aproxima da linha de costa os participantes da actividade dedicada à Salvaguarda da Biodiversidade. “Uma Beleza Vital, mas Frágil: As Dunas da Costa de Sines e a sua Biodiversidade” é como se intitula a acção que, com ponto de encontro na Praia de Morgavel, conta com a participação de Carlos Pinto Gomes e Catarina Meireles, professores da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora. Ao longo da manhã, o foco incide no cordão dunar, estrutura móvel formada por areias arrastadas pelo vento e importante barreira à preservação do litoral. Protege as zonas costeiras dos temporais marítimos, é suporte de vegetação e garante habitats ecologicamente importantes. Em particular, o cordão de dunas do concelho de Sines abriga um coberto vegetal tido como prioritário nos esforços de conservação à escala europeia. Os zimbrais dunares possuem um elevado valor ecológico, mas são extremamente vulneráveis: estão sujeitos a um conjunto de ameaças que têm sido responsáveis pela drástica degradação deste coberto vegetal em todo o Mediterrâneo, como a exploração florestal, o desenvolvimento urbano e turístico e as espécies invasoras.

Foto: @CMSines
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
98,024,093