"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Música

Festivais de Outono trazem a Voz para assinalar 50 anos da UA e de Abril

A 20ª edição dos Festivais de Outono que começa a 20 de outubro e termina a 30 de novembro vai ser uma edição muito especial. Para além de assinalar a 20ª edição, coincide com Aveiro Capital Portuguesa Cultura 2024, marca os 50 anos de Abril e da Universidade de Aveiro (UA).

20 Out a 30 Nov 2024

Aveiro

Em 2024, completam-se 200 anos da 9ª Sinfonia de Beethoven, considerada uma das grandes obras-primas de Ludwig van Beethoven, que vai ser interpretada no concerto de encerramento dos Festivais.

A evocação da Voz, tema da primeira edição e que retorna em 2024, começa logo no concerto de abertura, Gala Lírica, com o tenor Carlos Guilherme, a soprano Isabel Alcobia (também professora da UA) e a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do maestro Pablo Urbina. Ao longo desta Gala Lírica, os intérpretes conduzem quem os ouve, com as suas vozes e através de paisagens e diferentes culturas musicais, às composições de raiz espanhola e tradição italiana. Os bilhetes estão disponíveis na Bilheteira Online.

A homenagem à Voz inspira todo o programa desta edição dos Festivais de Outono, iniciativa promovida pela Universidade de Aveiro (UA). Da abertura ao encerramento, a 30 de novembro, data do concerto onde se interpretará a 9ª Sinfonia de Beethoven, “Coral”, assinalando-se 200 anos desta que é a sinfonia mais marcante da História da música, raras vezes interpretada ao vivo, dada a dimensão dos recursos (coro e orquestra) necessária para a interpretar. Neste concerto, à Orquestra Filarmonia das Beiras juntam-se a Orquestra e o Coro do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, sob a direção do maestro convidado Luís Carvalho (professor da UA). A composição incorpora parte do poema “An die Freude” ("À Alegria"), ode escrita por Friedrich Schiller. Poder-se-ia afirmar que esta é música de encher o coração, que expressa os ideais de liberdade, paz e solidariedade, escolhida para simbolizar a União Europeia. O acesso à BOL para aquisição de ingressos vai estar disponível em breve na subweb respetiva).

O programa procura ainda transmitir uma ideia da presença pedagógica da UA no panorama lírico português, dado que um dos critérios na sua origem é a promoção de talentos da UA (classes docente e discente), quer ao nível da performance (vocal e instrumental), quer ao nível da composição.

A vertente pedagógica dos Festivais reflete-se, por exemplo, na rubrica “Presente(em)mente)”, na sua quarta edição no âmbito dos Festivais de Outono. A rubrica tem como objetivo divulgar e promover obras de estudantes de composição do DeCA da UA. Neste concerto, a 12 de novembro, às 21h30, no auditório do DeCA, serão apresentadas, em estreia absoluta, obras de Alberto Hortigu?ela, João Pedro Monteiro da Silva, Henrique Siracusa Pires, Pedro Mateus e João Pedro Coimbra, pelo “Ensemble Momentum UA”. Desde a primeira edição desta rúbrica que a direção artística do Ensemble e a curadoria do concerto são de Henrique Portovedo e Sara Carvalho, ambos professores da UA. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL.

Na rubrica “Outono em Família”, concerto comentado, o Quarteto de Cordas de Aveiro interpretará o Divertimento em Fá maior, K. 138, escrito por Mozart em 1772, e uma das mais aclamadas peças para esta formação, “A Morte e a Donzela” de Schubert, escrita em 1824.

Sob o título “O quarteto de Cordas: Quatro vozes para expressar os sentimentos”, o concerto (bilhetes disponíveis na BOL) está agendado para 10 de novembro, às 11h00, no auditório Renato Araújo (edifício da Reitoria).

“Canção da Terra, Melodia da Humanidade” é o título atribuído ao espetáculo da Camerata Nov’Arte que apresenta a estreia em Portugal da versão para dois solistas vocais e ensemble de?”A Canção da Terra”, de Gustav Mahler, adaptada por Iain Farrington. Insere-se num amplo ciclo da Camerata denominado?”Romantismo à lupa” que propõe a leitura de grandes obras sinfónicas em formatos instrumentais mais compactos. O concerto (ingressos disponíveis na BOL) está agendado para 15 de novembro, pelas 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Além da erudita

A variedade de estilos musicais ultrapassa o que se designa habitualmente como música erudita, pois para além desta, haverá incursões pela Zarzuela, pelo Fado, pelo Jazz e ainda pela chamada música de intervenção.

Assim, do programa eclético, destaca-se em especial a presença em palco do duo Camané e Mário Laginha, com o projeto “Aqui está-se sossegado”, a 2 de novembro, às 21h30, no auditório. O concerto conta com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos "Ai Margarida", que integra um dos últimos discos de Camané. Bilhetes disponíveis na BOL.

Outro momento de destaque vai ser atuação do duo vocal ALMO com o pianista Júlio Resende, a 17 de novembro, às 18h00, no Teatro Aveirense. Será um concerto único e inovador (bilhetes a disponibilizar em breve na subweb respetiva), onde a excelência da capacidade criativa e de improvisador do pianista e compositor Júlio Resende se une ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono), numa simbiose entre o jazz, a improvisação e o canto. Vão ser cantados trabalhos de Manuel Alegre e José Afonso que, pelo que representam, remetem para os 50 anos do 25 de Abril.

Três concertos na primeira semana dos Festivais

Para além do Concerto de Abertura, a 20 de outubro, a primeira semana de atividades dos Festivais de Outono 2024, prevê mais dois concertos, dias 22 e 24.

No dia 22, pelas 21h30, no auditório do DeCA, o Projeto DME, fundado pelo compositor Jaime Reis e sediado em Seia e Lisboa, apresenta um programa de música acusmática (música eletroacústica que é especialmente composta para apresentação usando altifalantes) com cinco peças de compositores que trabalham a voz humana como material musical. Os bilhetes estão disponíveis na BOL. No dia 24, com o título “Musica Reservata - Orlando di Lasso e o seu manuscrito Ms. Hs. 18.744”, o Vocal Ensemble, dirigido por Vasco Negreiros (compositor e professor da UA), apresenta-se a partir das 21h30, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré. A entrada é livre mediante lotação do espaço.

Como vem sendo hábito, o programa dos Festivais prevê a realização de concertos em vários locais de Aveiro e da região, incluindo Oliveira de Azeméis e Ílhavo.

Estão disponíveis mais informações sobre o programa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
97,763,783