Uma visita para descobrir os painéis de azulejo que revestem as paredes de várias salas do Palácio Pimenta são testemunhos da função residencial do palácio entre os séculos XVIII e XX
24 Nov 2024 | 11h00
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Campo Grande, 245 – 1700-091 Lisboa
Nesta visita especial e única, o historiador da arte Celso Mangucci, autor do capítulo sobre a azulejaria no livro recentemente editado pelo Museu de Lisboa As três vidas do Palácio Pimenta, desvendará a história e a importância de vários painéis e o lugar que o Palácio Pimenta ocupa na evolução da azulejaria portuguesa aplicada a residências nobres do século XVIII. António Celso Hunyady Mangucci é doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora e licenciado em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas. No âmbito da história da azulejaria e cerâmica em Portugal, tem desenvolvido vários projetos de investigação sobre a produção oleira, a aplicação azulejar em quintas senhoriais ou as biografias de vários pintores lisboetas de azulejo do século XVIII. No Museu de Lisboa, para além do capítulo «Um capricho francês. A Grande Oficina de Lisboa e os azulejos da quinta de recreio de Diogo de Sousa Mexia», no livro As três vidas do Palácio Pimenta, foi comissário da exposição Um novo padrão – a fábrica-escola de louça do Rato (2017).
Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa.
Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Madagáscar - Uma Aventura Musical", repleto de personagens divertidas e aventureiras.
Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!