Literatura
Lançamento do livro "Cintilar” de Rui Lopes
Terceiro livro de poesia de Rui Lopes. O autor, que é psiquiatra, acredita que a poesia é uma arte capaz de despertar a multi-neuro-sensorialidade humana, o que se reflete, com toda a cintilância, na sua obra. O lançamento do livro decorre no dia 11 de outubro, na Fnac do NorteShopping e, no dia 13 de outubro, na Fnac de Braga. A obra tem a chancela da Idioteque.
11 Out 2024 | 18h30
13 Out 2024 | 17h00
Os poemas do livro estão simbolicamente organizados num vórtice do tempo de nove capítulos, como me-táfora dos nove meses de gestação do Ser Humano, representando a concepção do Amor, do Nascimento e da Vida. “Funcionam como oscilações de temas viajados, vigiados e plasmados da tinta dinâmica dos pensamentos e sentimentos, encriptados ou espelhados.”, revela Rui Lopes.
Como psiquiatra que é, o autor reflete na obra, com toda a cintilância, uma poesia que acredita ser capaz de despertar a multi-neuro-sensorialidade humana. Para Rui Lopes, quando a arte da poesia e a ciência da psiquiatria se fundem, podem resultar numa eficaz terapia. “Nas minhas consultas, por vezes, recorro à psicoterapia em poesia, ou como lhe chamo: Poetoterapia.”
Uma “prescrição” que o médico, autor e poeta apresentará no lançamento do “Cintilar” - editado pela Idiote-que -, no dia 11 de outubro, na Fnac do NorteShopping e, no dia 13 de outubro, na Fnac de Braga.
Sobre o autor
Rui Lopes, natural de Braga, para quem a Poesia é uma catarse subliminar, revigorante e necessária, é casado com a sua musa inspiradora, com quem partilha a vida com duas filhas. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especializou-se posteriormente em Psiquiatria e Saúde Mental no Centro Hospitalar Universitário de São João. É autor e coautor de vários artigos científi-cos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, na área da Psiquiatria e actualmente exerce actividade clínica no Hospital Lusíadas – Braga, bem como actividade académica na Faculdade de Medici-na da Universidade do Porto.